Banca de QUALIFICAÇÃO: NELIZA MARIA E SILVA ROMCY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NELIZA MARIA E SILVA ROMCY
DATA: 09/02/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

MODELAGEM PARAMÉTRICA E O PROCESSO DE PROJETO:DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE PROJETO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E DESIGN


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Paramétrica; Processo de projeto; Ensino.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

O potencial gerador dos meios digitais e os avanços em fabricação estão abrindo novas dimensões no processo projetual, porém a partir do cenário nacional levantado, percebe-se que o reflexo da aplicação dessas ferramentas e processos ainda não é amplamente identificado no ensino/aprendizado de projeto nos cursos de arquitetura e design. Nesse contexto, a presente pesquisa selecionou a modelagem paramétrica como meio digital a ser abordado, devido às lacunas de conhecimento levantadas e por se tratar de uma das fundações tecnológicas de outros sistemas, como o Building Information Modeling. O problema de pesquisa consiste em: “como processos e ferramentas computacionais que desenvolvem os objetos a partir de parâmetros se inserem nas disciplinas de projeto nos cursos de arquitetura e design”? O uso do modelo paramétrico se caracteriza pela programação das dependências entre componentes, por meio do uso de variáveis (parâmetros), com foco na construção de regras e relações. Diferente de um modelo tridimensional estático, um modelo paramétrico pode ser considerado como um sistema dinâmico de relações entre objetos. Apesar de ser relacionada à utilização de meios digitais, a concepção e representação de objetos com uso de parâmetros tem como principal aspecto o entendimento da interação entre as partes e seu potencial emergente, o que caracteriza o design paramétrico. Partindo dessa caracterização, foram estabelecidas as seguintes hipóteses: 1) a concepção do objeto a partir de sua compreensão como um sistema aberto facilita a utilização de ferramentas e processos paramétricos no ensino de projeto; 2) as mudanças necessárias para que o potencial da modelagem paramétrica seja utilizado no ensino de projeto não se limitam apenas ao âmbito de uma única disciplina, mas da estrutura curricular do curso como um todo. O objeto de estudo compreende, assim, a relação entre o design paramétrico e o ensino de projeto. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender as especificidades do design paramétrico, com o auxílio da abordagem sistêmica, e propor novas diretrizes metodológicas para a aplicação de suas ferramentas e processos no ensino de projeto em cursos de arquitetura e design, considerando disciplinas e estruturas curriculares. Os objetivos específicosincluem: 1) analisar as especificidades do design paramétrico, considerando a abordagem sistêmica; 2) analisar as especificidades do ensino de projeto nos cursos de arquitetura e design; 3) caracterizar o atual cenário de aplicação da modelagem paramétrica no ensino nacional, a partir de amostra nos cursos de arquitetura e design, com ênfase nas disciplinas de projeto, buscando identificar as melhores práticas e principais obstáculos; 4) propor e aplicar diretrizes metodológicas no ensino/aprendizado de projeto, a partir de experimentações pedagógicas, no intuito de utilizar ferramentas e processos paramétricos dentro do processo projetual. Para o delineamento do presente trabalho, foram considerados os passos característicos do processo da pesquisa construtiva (constructive research), resumidos nas seguintes etapas: 1. compreensão do problema; 2. proposição (desenvolvimento da proposta); 3. validação (implementação e reflexões posteriores). A compreensão inclui levantamento bibliográfico, para aprofundamento teórico, e pesquisa de campo com coleta de dados, para a caracterização do cenário nacional e do cenário local (UFRN e UFC). A proposição consiste no desenvolvimento das diretrizes metodológicas, incluindo a apresentação de uma proposta inicial e seu teste para possíveis ajustes, a partir da discussão junto a especialistas na área e realização de Workshops. Por fim, a validação consiste na revisão da proposta, considerando os testes realizados, e a aplicação de sua versão final em disciplina(s) optativa(s), simulando as diretrizes metodológicas no cenário onde o experimento será aplicado. A aplicabilidade da proposta será verificada a partir do percurso traçado, identificando contribuições teóricas e práticas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL RIBEIRO CARDOSO - UFC
Interno - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Presidente - 350497 - MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
Externo à Instituição - MARIA GABRIELA CAFFARENA CELANI - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 07/01/2015 16:46
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