Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA ARAUJO GUILHERMINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILA ARAUJO GUILHERMINO
DATA: 25/11/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

ATMOSFERAS: A NOÇÃO DE PROJETO E PERCEPÇÃO NA OBRA DE PETER ZUMTHOR


PALAVRAS-CHAVES:

Atmosferas arquitetônicas, Fenomenologia da Arquitetura, Peter Zumthor, Arquitetura Contemporânea


PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Esta dissertação dedica-se à discussão sobre o conceito de atmosferas arquitetônicas, usando como referência para a análise as obras e relatos do arquiteto suíço Peter Zumthor. Entende-se tal conceito como a condição complexa e genérica percebida pelo usuário, quando no momento da experienciação de um dado lugar. Sua composição se dá pela sobreposição de todas as características físicas que compõem o referido espaço e, sua percepção, condicionada aos aspectos individuais do usuário, se concretiza por todos os receptores do corpo humano, através de um processo multi sensorial.

O estudo compreende três capítulos. Ao primeiro deles, apresenta-se uma reflexão sobre o tema das atmosferas arquitetônicas, passando pela sua conceituação, evolução histórica e  uma compilação de estratégias projetuais que levam à composição de atmosferas arquitetônicas por arquitetos contemporâneos. No segundo capítulo, é realizado um estudo sobre o processo projetual que visa a composição de atmosferas e, no terceiro, apresenta uma análise de dez projetos de Peter Zumthor, apontados pela bibliografia como exemplos da aplicação deste princípio.

A metodologia aplicada consistiu em análise bibliográfica e documental, usando como fontes livros, plantas, material coletado na internet e fornecido pelas instituições mentoras dos projetos, bem como a visita in loco de duas das obras analisadas − a Capela do Irmão Claus (Wachendorf, Alemanha) e o Museu Kolumba (Colônia, Alemanha).

Face aos novos rumos identificados para a arquitetura, a contribuição deste estudo está na oportunidade de compreender esta forma de relação entre usuário e objeto arquitetônico e a própria fenomenologia da arquitetura, bem como de atualizar a bibliografia sobre a temática, ainda escassa nas universidades brasileiras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Externo à Instituição - MARIA DE BETÂNIA UCHOA CAVALCANTI BRENDLE - UFS
Notícia cadastrada em: 03/11/2014 18:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao