Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA CRISTINA ANDRADE FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA CRISTINA ANDRADE FERREIRA
DATA: 08/10/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Mini auditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Título - O Papel dos Bens Imateriais na Chancela de Paisagens Culturais: Procedimentos metodológicos aplicados no Bairro do Varadouro em João Pessoa/PB.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave:  paisagem cultural; patrimônio imaterial; Varadouro.


PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

RESUMO

O conceito de Paisagem Cultural remete à relação entre os aspectos naturais e culturais, que interagem em uma determinada área, e sua evolução ao longo do tempo.  Essa visão auxiliou a inclusão da paisagem cultural como um bem a ser preservado, tanto no âmbito internacional, através da UNESCO, como no Brasil, com criação de instrumentos de preservação patrimonial. A Chancela da Paisagem Cultural, criada pelo IPHAN em 2009, busca estabelecer ações de preservação e gestão observando um conjunto de características que contribuíram para a formação local, não apenas físicas, mas os aspectos imateriais, a exemplo das relações sociais existentes. Para realização desta pesquisa será tomada como área de estudo o Bairro do Varadouro, em João Pessoa/PB, que apesar de não ser uma área chancelada possui características que justificam a aplicação do conceito de paisagem cultural. A maior parte do bairro está inserida dentro do perímetro delimitado como Centro Histórico de João Pessoa, onde ocorreram algumas ações de revitalização e requalificação com intenções voltadas para a exploração turística, muitas vezes desconsiderando as comunidades ali existentes e propondo sua remoção. A intenção principal é demonstrar esses aspectos imateriais que contribuem para a formação da paisagem, tanto quanto o natural e o material, e como as mudanças simbólicas poderiam afetar as transformações nas áreas gerando a perda de elementos importantes para sua preservação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - LEONARDO BARCI CASTRIOTA - UFMG
Presidente - 350497 - MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
Interno - 1672030 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 29/09/2014 09:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao