Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIZO VITOR PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIZO VITOR PEREIRA
DATA: 22/04/2014
HORA: 09:30
LOCAL: Mini-auditório do PPGAU
TÍTULO:

Título da Tese: CONSERVAR É PRECISO; VIVER NÃO É PRECISO: lições sobre documentação e conservação da Arquitetura Moderna no Brasil – Seminários DOCOMOMO Brasil (1995/2011).


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Arquitetura Moderna no Brasil; Conservação e Documentação do patrimônio cultural; Docomomo-Brasil.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

RESUMO

Nas duas últimas décadas, tem crescido o interesse pela conservação de edifícios modernos em meio a círculos profissionais no mundo inteiro. Ao mesmo tempo, verifica-se a necessidade de registro de referências históricas, ícones/marcos, testemunhos da evolução do referido Movimento que já registra mais de cinquenta anos de produção. No Brasil, a conservação das obras arquitetônicas ainda é rara; na maioria das vezes o que ocorre é manutenção, já que, para alguns, ainda se prolonga o fim do Movimento Moderno em nosso país. O problema que nos chama a atenção diz respeito aos objetivos estabelecidos quando da criação dessa organização não governamental (DOCOMOMO), à presença da mesma no Brasil e, principalmente, ao seu papel na documentação e conservação do Movimento Moderno no país, tomando como referência maior a produção de artigos apresentados nos nove seminários nacionais (1995-2011). O objetivo geral é analisar a contribuição da instituição para a documentação e conservação da Arquitetura Moderna no Brasil, tanto em termos teóricos – a discussão e evolução desses conceitos/referência, percebidos ao longo do tempo delimitado – como em termos práticos – o cumprimento de alguns de seus objetivos com vistas à mesma conservação e documentação. O banco de dados do DOCOMOMO Brasil – disponível no site da instituição – tem importância fundamental, dentre as diversas fontes de consulta, através do registro dos artigos apresentados durante os nove encontros realizados. Importantes, também, publicações resultantes das discussões empreendidas nos seminários e depoimentos de profissionais de referência, ligados à causa. Pretende-se, no final do trabalho, identificar qual é a ideia de conservação da Arquitetura Moderna no Brasil – sugerida nos artigos – e de outros termos a ela associados; sua evolução no tempo delimitado e como os objetivos definidos no manifesto de Eindhoven (definição dos objetivos do Docomomo) têm sido contemplados.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO DINIZ MOREIRA - UFPE
Interno - 1672030 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
Interno - 098.643.421-34 - NELCI TINEM - UFPB
Presidente - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 25/03/2014 11:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao