Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAIAS DA SILVA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAIAS DA SILVA RIBEIRO
DATA: 21/02/2014
LOCAL: Mini-auditório do PPGAU

Outros museus:
Arquitetura e arte no Instituto Cultural Inhotim

Palavras-chave: arquitetura; arte contemporânea; espaços expositivos; concepção projetual.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

RESUMO
Arquitetura e arte, em inúmeras ocasiões, estabeleceram parcerias criativas, nas quais foram produzidos diferentes tipos de relações, segundo a maneira como as obras artísticas participaram da obra arquitetônica. A partir dos anos 1990, os chamados “novos museus” (como o Museu Guggenheim, Bilbao, Espanha, 1997, projeto de Frank O. Gehry) trouxeram uma nova visão da museologia promovendo um giro completo em direção ao público e impulsionando o pensar sobre o seu uso e a sua eficácia (GONÇALVES, 2004). O museu contemporâneo convida o público, de maneira visível, através da própria arquitetura que se apresenta, e o valor que lhe é atribuído como obra de arte; algo a ser apreciado como tal e não apenas como uma construção destinada a abrigar trabalhos artísticos (ARANTES, 1991). A concepção projetual destes novos museus parece acompanhar as mudanças que acontecem na arte contemporânea. Surgem novas linguagens e uma nova conceituação da prática artística, incluindo o uso de novos materiais e tecnologias. Em setembro de 2004, a coleção do empresário mineiro Bernardo Paz foi apresentada pela primeira vez em um complexo museológico em formação situado em um parque no interior do estado de Minas Gerais. Naquele momento, a instituição compreendia três edifícios nos quais eram exibidas as obras da coleção e dois pavilhões para abrigo de obras permanentes. Diferente de outras instituições museológicas brasileiras, o Inhotim se configura como um museu no qual parte de seu acervo é exibido “a céu aberto”, disperso pela vegetação do parque e outros trabalhos são expostos (ou abrigados) em edificações. Este trabalho pretende lançar um olhar crítico sobre a relação entre arquitetura e arte na contemporaneidade, tema ainda pouco estudado e aprofundado no meio acadêmico brasileiro. O projeto de pesquisa aqui apresentado propõe então o estudo da relação entre arquitetura e arte, tendo como estudo de caso as galerias de arte do Instituto Cultural Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, Minas Gerais. A investigação proposta neste projeto deriva da seguinte questão: “Em que medida as características formais das obras de artes visuais conduziram o processo de concepção dos projetos das galerias de caráter permanente do Instituto Cultural Inhotim”? A partir do problema apresentado, outras questões foram elaboradas para o desenvolvimento da pesquisa: Os espaços expositivos do Instituto Cultural Inhotim apresentam características que os diferenciam de projetos de arquitetura museológica elaborados para outras instituições? Que aspectos lhes são específicos? Como vem se estabelecendo a relação entre a arquitetura e as artes visuais no Instituto Cultural Inhotim, hoje? Que instrumental analítico seria mais pertinente para análise do objeto enfocado neste estudo? Desta forma, este estudo busca, a partir da análise dos espaços expositivos (galerias) daquela instituição, relacionar as características morfológicas e funcionais das edificações com as obras de arte contemporânea (de caráter permanente) e o diálogo entre arquiteto e artista durante o processo projetual de concepção de arquitetura. Para tanto, propõe-se a análise dos projetos de arquitetura das galerias permanentes e do discurso dos arquitetos e artistas envolvidos no processo projetual. Pretende-se, com este estudo, trazer uma contribuição acerca da produção da arquitetura contemporânea brasileira, abrindo, assim, novos caminhos para estudiosos interessados no tema das afinidades entre arte e arquitetura e de espaços expositivos.

Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO