Banca de DEFESA: AMELIA DE FARIAS PANET BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMELIA DE FARIAS PANET BARROS
DATA: 31/10/2013
HORA: 10:30
LOCAL: Mini auditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Permanências e perspectivas no ensino de projeto de arquitetura no Brasil: uma análise a partir da produção científica dos Seminários UFRGS (1985) e Projetar (2003-2011)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino-aprendizagem de Arquitetura e Urbanismo; Ensino-Aprendizagem de Projeto de Arquitetura; Projeto de Arquitetura.


PÁGINAS: 479
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

O objeto de estudo desta tese é o ensino de projeto de arquitetura no contexto acadêmico brasileiro. O trabalho procura analisar esse objeto nos aspectos relativos ao ‘ensinar a fazer’ e ao ‘aprender a fazer’, por meio de uma perspectiva epistemológica e cognitiva, a partir da produção científica dos Seminários UFRGS (1985) e Projetar (2003-2011) sob o olhar de três estados constitutivos: conservação, permanência e transformação. A metodologia de investigação é qualitativa e seus pressupostos são investigados por meio do método hipotético-dedutivo em busca de um conhecimento aproximativo. Dentro do universo pesquisado, as hipóteses conduzem: primeiro, à investigação e caracterização de estruturas que se conservam; segundo, à investigação e levantamento de valores e conceitos que permanecem adequados por sua capacidade de adaptação às mudanças e paradigmas; e, terceiro, por procurarem destacar práticas pedagógicas que indicam novos caminhos na maneira de agir e de se pensar o ensino de projeto de arquitetura. A pesquisa demonstrou que, embora em menores proporções, ainda se conservam ações e posturas pedagógicas que: valorizam os ideais funcionalistas e racionalistas da arquitetura; adotam posturas deterministas, caminhos prescritivos ou intuitivos no ensino da concepção arquitetural; não apresentam clareza metodológica na abordagem da problemática arquitetônica; os contextos urbanos são pouco explorados na experimentação; utilizam um sistema de concepção baseado em princípios estéticos canônicos e universais, sem problematizar as causas da transformação da arquitetura contemporânea e qual o seu papel numa sociedade complexa e diversificada. Com relação às novas perspectivas encontradas, a análise da produção científica demonstrou que a prática pedagógica do ensino de projeto de arquitetura no Brasil passa por transformações críticas valiosas. Essa constatação foi percebida, por meio, também, de reflexões e de práticas pedagógicas que valorizam a integração de conteúdos; que possuem um discurso crítico e conciliador com relação à necessidade de renovação de práticas, paradigmas, meios e conteúdos; que estão abertas às posturas cooperativas e às estratégias para a constituição de um corpo teórico-prático para o ensino do projeto que não se limite ao campo da arquitetura; que reconhecem a importância das novas tecnologias computacionais na concepção projetual e no ensino do projeto, assim como, as tecnologias e estratégias que atualizam as soluções projetuais no uso adequado dos recursos ambientais; que consideram o espaço acadêmico como um lugar propício para as experiências projetuais e pedagógicas; que manifestam um esforço em considerar a participação do usuário, assim como em realizar um processo de apreensão de contextos complexos como objeto de estudo, adotando uma postura de valorização do processo projetual. O trabalho conclui que a educação do arquiteto deve estar atenta aos aspectos relativos à inclusão da realidade sociocultural como referência para o ‘fazer arquitetural’ em detrimento da primazia dada à racionalidade técnica, uma vez que essa realidade permite a mediação, entre ‘o ser e o mundo’, como uma estratégia que supera qualquer antecipação programática e viabiliza a transformação e a construção do próprio ‘ser’ e do ‘mundo’. Assim, se o ‘aprender fazendo’ é necessário para a formação do arquiteto, que esse fazer seja refletido e retroalimente a prática. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO LUIZ CAMARGOS LARA - UTA
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Interno - 350497 - MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
Interno - 1672030 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - PAULO AFONSO RHEINGANTZ - UFRJ
Notícia cadastrada em: 26/09/2013 17:01
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