Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO LUIS DE AMORIM SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO LUIS DE AMORIM SOUZA
DATA: 08/10/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Mini auditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

UMA CIDADE EM TRANSFORMAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE DO CREDIÁRIO NAS MUDANÇAS DO ESPAÇO URBANO DE TENENTE ANANIAS-RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Espaço, paisagem, pequena cidade, modo de vida, crediário, Tenente Ananias-RN.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

O estudo do impacto de determinadas atividades econômicas nas transformações socioespaciais das cidades de pequeno porte representam um rico campo de estudo. O objetivo desta pesquisa é analisar as mudanças no espaço urbano que vêm ocorrendo na cidade de Tenente Ananias-RN da década de 1990 aos dias atuais (2013) - em função, principalmente, da atividade comercial do crediário. Esta economia vem impactando o espaço urbano, em particular a paisagem urbana e a socioeconomia local, causando mudanças no espaço construído e no modo de vida da população da cidade. O estudo é uma reflexão sobre o espaço, a paisagem urbana, o modo de vida e a economia do crediário em uma cidade de pequeno porte do território potiguar. Neste estudo foram considerados os aspectos socioespaciais da cidade de Tenente Ananias, desde sua criação em 1944 até o início da década de 1990 do século XX, de modo a poder comparar a cidade “antes” da ação da atividade do crediário na cidade, com o “durante” dessa mesma ação, tentando observar as transformações tanto espaciais como nos modos de vida de seus habitantes dela decorrentes.  A premissa é a de que o crediário tem sido a principal causa das transformações na paisagem urbana e no modo de vida cotidiano das pessoas. Na elaboração da pesquisa foram utilizadas fontes primárias (entrevistas, levantamento in loco) e secundárias (livros, artigos, relatórios, dados censitários). O resultado ainda parcial da pesquisa aponta para o fato de que a atividade crediarista tem tido grande importância nas mudanças que têm ocorrido na cidade. Com essa pesquisa buscamos contribuir com os estudos do processo histórico-social-econômico da produção do espaço urbano em particular de uma pequena cidade do Rio Grande do Norte.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 349714 - ADEMIR ARAUJO DA COSTA
Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Presidente - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 20/09/2013 16:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao