Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO HENRIQUE DIAS ARAÚJO

DISCENTE : EDUARDO HENRIQUE DIAS ARAÚJO
DATA : 08/07/2019
LOCAL: Qualificação por Parecer

Aterrissagem de Salto, Força e Flexibilidade do Membro Inferior de Atletas com e sem Tendinopatia Patelar: Um Estudo Transversal Cego

Tendão; Tendinite; Joelho; Dor; Biomecânica.

Tendinopatia patelar é uma disfunção musculoesquelética comum em atletas e é considerada uma importante causa de incapacidade física. O objetivo deste estudo observacional transversal será avaliar a mecânica de aterrissagem de salto, a força de extensores do quadril, extensores e flexores de joelho e flexores plantares do tornozelo, além da flexibilidade de quadríceps, isquiotibiais e tríceps sural de atletas com e sem tendinopatia patelar (TP). Serão recrutados para este estudo 32 atletas, divididos em dois grupos: Grupo Tendinopatia Patelar (GTP; n=16) e Grupo Controle (GC; n=16). Inicialmente será avaliado o nível de atividade física e a função e severidade dos sintomas (questionário Victorian Institute of Sport Assessment-Patella – VISA-P) dos participantes. A dor no joelho será avaliada durante a tarefa de agachamento unipodal em plano inclinado, utilizando-se a Escala Visual Analógica. Para a avaliação da mecânica da aterrissagem de salto será utilizada uma ferramenta clínica denominada Landing Error Scoring System (LESS). Um dinamômetro portátil será usado para a avaliação da força isométrica de extensão do quadril, extensão do joelho, flexão de joelho e de flexão plantar do tornozelo durante contrações isométricas máximas. Para a avaliação de flexibilidade do quadríceps, isquiotibiais e tríceps sural um inclinômetro de gravidade será utilizado. Para análise de dados, se os dados forem paramétricos, aplicar-se-á, o teste t de Student para variáveis independentes. Se forem não paramétricos, o teste de Mann-Whitney será utilizado. Os testes de Pearson ou Spearman também serão utilizados para que seja verificada a presença de correlação entre as variáveis. Para todos os testes, será considerado um nível de significância de 5%.

Externo à Instituição - FABIO VIADANNA SERRÃO - UFSCAR
Interno - 2218684 - MARCELO CARDOSO DE SOUZA