Banca de QUALIFICAÇÃO: IANKA MARIA BEZERRA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IANKA MARIA BEZERRA CUNHA
DATA : 14/05/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reuniões da FACISA
TÍTULO:

 

MAPEAMENTO DE INTERVENÇÕES DE REABILITAÇÃO NA SINDROME CONGENITA DO ZIKA VIRUS


PALAVRAS-CHAVES:

Tradução do Conhecimento; Síndrome Congênita do Zika Vírus; Microcefalia; Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade e Saúde (CIF).


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Introdução: A Tradução do Conhecimento (TC) é uma forma de transmitir o conhecimento baseado em evidências científicas, para favorecer o uso desse conhecimento na pratica clínica, além de contribuir na melhoria dos cuidados em saúde. Por tratar-se de uma nova condição de saúde, a síndrome congênita do Zika vírus (SCV) envolve incertezas sobre o percurso do desenvolvimento neuropsicomotor. Atualmente, mais de 3 mil crianças são acompanhadas por equipes de reabilitação nos serviços especializados, públicos e privados distribuídos pelo Brasil, entretanto, não se sabe quais são essas intervenções, se são baseadas em evidências científicas, e se o modelo de cuidado prestado à crianças com a SCV considera o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade e Saúde (CIF). Neste sentido, o objetivo do estudo consiste em mapear as práticas atuais em reabilitação realizadas em crianças com a SCZV por profissionais do Brasil. Método: Trata- se de um estudo transversal e exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado por meio de um questionário online dirigido a profissionais de reabilitação que prestam assistência às crianças com a SCZ e que concordem em participar da pesquisa. O questionário possui três seções, a primeira explora os dados demográficos dos profissionais; a segunda inclui perguntas sobre o ambiente de trabalho e características do paciente e por último, perguntas específicas sobre as intervenções em reabilitação. Posteriormente, os dados coletados serão analisados por meio de uma análise estatística descritiva. Resultados Esperados: Diante da escassez de informações sobre as intervenções desenvolvidas por profissionais de reabilitação realizadas em crianças com SCZV, as informações obtidas nesse estudo possibilitarão a discussão sobre as práticas de reabilitação baseadas em evidência dirigidas as crianças com a SCZ no Brasil, considerando aspectos como custo-benefício das intervenções, treinamento das equipes de reabilitação e difusão do modelo da CIF.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2218795 - EGMAR LONGO HULL
Interna - 1242804 - ADRIANA GOMES MAGALHAES
Externa à Instituição - ANA CAROLINA DE CAMPOS - UFSCAR
Externa à Instituição - CAMILA ROCHA SIMÃO
Notícia cadastrada em: 06/05/2019 08:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao