Banca de QUALIFICAÇÃO: WALESKA DE BRITO NUNES

DISCENTE : WALESKA DE BRITO NUNES
DATA : 17/08/2018
LOCAL: Escola Multicampi de Ciência Médicas

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DE UM CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS PARA FORMAÇÃO MÉDICA

Identidade Profissional; currículo; formação em medicina; DCNs

Introdução: O conceito de identidade vem sendo trabalhado por diversas perspectivas, sendo, portanto, um conceito polissêmico. A literatura que trata do tema localiza as identidades como construções que se relacionam o tempo todo com as dimensões pessoal, social, cultural, gênero, sexual, profissional entre outras. Partimos do princípio de que a socialização secundária exerce influência na construção da identidade profissional. Dessa forma é relevante compreender em que medida a formação superior orientada pelas novas Diretrizes Curriculares para o curso de medicina bem como o desenho de um currículo baseado em competências. Objetivo: O trabalho aqui apresentado, tem como foco analisar a perspectiva do estudante de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas no que se refere à construção de sua identidade profissional nos primeiros quatro anos do curso de medicina. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa que utiliza como técnica de coleta de dados, o grupo focal e a pesquisa documental. Pretendemos, através da análise de conteúdo temática, trabalhar as narrativas oriundas dos grupos focais e da análise documental, discutir a conjuntura politico-social estabelecida desde 2014 com a abertura da EMCM no Seridó potiguar. Discussão: o curso de medicina da EMCM acompanha os ditames do Programa Mais Médicos,buscando incentivar a fixação dos egressos na região. Ao utilizar a política inclusiva do argumento de inclusão regional, a missão da EMCM busca a implementação de um currículo e método de ensino singulares visando o provimento e fixação do médico em uma região subservida no país, bem como a tentativa de mudança do perfil do estudante egresso o que influencia a construção da identidade profissional ao longo dos quatro primeiros anos de formação no curso de medicina.

Externo ao Programa - 3052032 - CRISTIANE SPADACIO
Externo à Instituição - NELSON FILICE DE BARROS - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 14/08/2018 15:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao