Banca de QUALIFICAÇÃO: STELLA CRISANTO PONTES

DISCENTE : STELLA CRISANTO PONTES
DATA : 08/08/2018
LOCAL: Sala 11 do bloco 2 da FACISA

VIOLÊNCIA E FATORES ESTRESSORES SOB O OLHAR DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CRUZ/RN

Violência na escola, violência contra professor, prevenção de violência escolar, saúde do trabalhador, condições de trabalho.

Considerado um dos equipamentos de maior relevância social, a escola, tem sido rodeada de acontecimentos violentos que se manifestam de diferentes formas, envolvendo diversos sujeitos. Frente a esse cenário, a violência contra a categoria docente tem tido pouca visibilidade no campo da literatura científica. No cenário brasileiro, observa-se que ser professor da educação básica tem se tornado uma missão cada vez mais difícil, haja vista os inúmeros entraves que precisa vencer no dia a dia de seu labor. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo analisar a percepção de professores sobre a violência escolar e fatores estressores ocupacionais, e os impactos que isso pode trazer a saúde do profissional. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de abordagem qualitativa, com base no método hermenêutico-dialético, cuja amostra foi constituída por 27 professores que lecionam no ensino fundamental e/ou médio de Santa Cruz/RN. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2017 a abril de 2018, e para tal utilizou-se a estratégia de Grupos Focais, realizados em 03 instituições, sendo 02 públicas e 01 privada.  Com base no material obtido emergiram três núcleos temáticos: “O olhar do docente sobre a violência escolar, Fatores estressores mais intensos no trabalho docente, e A violência e os fatores estressores sofridos no trabalho e os impactos à saúde do docente”. Esse trabalho possibilitou conhecer aspectos da realidade em que esse profissional está inserido, mostrando que a sua vitimização está presente no exercício do magistério, além de estar exposto a várias outras problemáticas, as quais podem trazer efeitos a sua qualidade de vida. Espera-se que os resultados desse estudo possam contribuir com melhorias na perspectiva de proporcionar um ambiente laboral satisfatório.

Presidente - 2132107 - NUBIA MARIA FREIRE VIEIRA LIMA
Interno - 1231563 - ANA KALLINY DE SOUSA SEVERO
Externo ao Programa - 3474916 - JOSE JAILSON DE ALMEIDA JUNIOR
Externo à Instituição - APARECIDA MARI IGUTI - UNICAMP