Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA FONSÊCA SOUSA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA FONSÊCA SOUSA DE OLIVEIRA
DATA : 02/10/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de reuniões da FACISA
TÍTULO:

MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA: ENTRE VOZES E OLHARES


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Primaria à Saúde. Avaliação de Programas e Projetos de Saúde. Recursos Humanos em Saúde. Sistema Único de Saúde.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Objetivos: Analisar a percepção de gestores municipais de saúde e trabalhadores da atenção básica acerca do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), bem como os impactos produzidas nos serviços de saúde a após a sua implantação. Método: Estudo descritivo-exploratório, qualitativo, realizado em seis municípios polos das regiões de saúde do Rio Grande do Norte. Participaram 34 sujeitos e utilizou como coleta de dados a técnicas de grupo focal e entrevista. Os dados foram submetidos à Análise Temática de Conteúdo. Resultados: O PMAQ caracteriza-se como um instrumento orientador das ações e serviços de saúde, favorecendo o norteamento, aprimoramento e introduzindo mudanças no processo de trabalho. Alguns desafios apresentados foram insatisfação na alocação dos incentivos financeiros provenientes do programa, aumento de tarefas e descontinuidade das ações praticadas. Conclusão: O PMAQ permitiu subsidiar a coprodução de novos arranjos e redirecionamentos para o fortalecimento dos programas pertencentes à Atenção Básica em Saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Interno - 1652946 - RAFAELA CAROLINI DE OLIVEIRA TAVORA
Externo ao Programa - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 26/09/2017 11:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao