Banca de DEFESA: ALYSON MATHEUS DE CARVALHO SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALYSON MATHEUS DE CARVALHO SOUZA
DATA : 29/11/2022
LOCAL: https://meet.google.com/mzw-kfbf-awk

Novas Metodologias de Realidade Virtual Aplicadas à Bioinformática: uma Perspectiva de Educação e Pesquisa

Realidade Virtual, Bioinformática, Neurociência, Arte

A Realidade Virtual (RV) vem evoluindo rapidamente e se tornando mais acessível a outras áreas do conhecimento através da facilitação no desenvolvimento de experiências e na aquisição de equipamentos específicos. Com isso, várias oportunidades de pesquisa são criadas ao integrar a RV com outras áreas do conhecimento. Nas neurociências e ciências cognitivas, a RV vem sendo utilizada de duas principais formas - como meio para trazer o mundo real ao laboratório, através de simulações, aumentando a validade ecológica dos experimentos ou como uma plataforma para criar situações impossíveis, estudando os usuários por uma janela que antes não estava disponível. Na educação, a RV tem sido vista como um meio para incluir outras formas de ensino no dia a dia do aluno, saindo do ensino tradicional e aumentando o engajamento com ideias como a cognição corporificada, utilizando o corpo para aprender e guardar informação. Baseado nessas vertentes de integração da RV, essa tese cumulativa apresenta nove trabalhos desenvolvidos dentro dessas duas temáticas, visando a proposição e implementação de novas metodologias de trabalho nas ciências cognitivas, neurociências, artes e educação utilizando RV. Os trabalhos apresentados são discutidos quanto a sua relevância e seus aspectos inovadores e, por fim, concluímos algumas oportunidades de trabalhos futuros em cima dos textos apresentados.

Externa à Instituição - ROSILANE RIBEIRO DA MOTA - UFMG
Presidente - 2276280 - CESAR RENNO COSTA
Externo ao Programa - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS - nullExterno à Instituição - JONATAS MANZOLLI - UNICAMP
Interno - 3083298 - RENAN CIPRIANO MOIOLI