A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS PORTÁTEIS PARA ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Circuitos elétricos, Três momento pedagógicos, Ensino de Física.
O ensino de física enfrenta desafios constantes para se tornar mais atrativo e eficaz para os estudantes, especialmente em temas complexos como a eletrodinâmica. A presente pesquisa investiga o impacto da aplicação da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e da abordagem ISLE (Investigative Science Learning Environment) no ensino de circuitos elétricos. O estudo adota uma metodologia baseada em experimentação ativa, onde os alunos são incentivados a construir hipóteses, testar conceitos e relacionar novos conhecimentos a estruturas cognitivas pré-existentes. O produto educacional desenvolvido foca no uso de materiais acessíveis e práticas experimentais que permitem a visualização concreta de fenômenos elétricos, promovendo maior engajamento e compreensão dos estudantes. Os resultados indicam que a experimentação, aliada ao ensino baseado em desafios e reflexões, contribui para a assimilação dos conceitos, demonstrando a relevância das metodologias ativas na melhoria do ensino de Física.