PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Teléfono/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: ABRAÃO DE MATOS FEITOZA

DISCENTE : ABRAÃO DE MATOS FEITOZA
DATA : 26/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/tmz-ysnd-gvk

CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE REATOR UTILIZANDO PLATAFORMA ARDUINO PARA DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS À ESTEQUIOMETRIA.

Estequiometria; Reação Química; Reator com a plataforma arduino.

No processo de ensino e aprendizagem em química é observado variadas dificuldades de entendimento por parte dos estudantes relacionadas ao conteúdo de estequiometria. Dentre elas a falta de compreensão quanto à representação dos três níveis de conhecimento da matéria para expressar simbolicamente a ocorrência de uma reação química, as relações de proporcionalidade entre reagentes e produtos e o reconhecimento de diferentes fases da matéria em um sistema reacional, exigindo dos estudantes elevado nível de abstração do conteúdo sem a presença de um sistema ou fenômeno reacional para ilustrar como ocorre uma reação química. Neste trabalho foi desenvolvido um equipamento reator hermético com a plataforma arduino (RHA) subdividida em construção de hardware, software e testes do dispositivo; e a etapa de aplicação em sala de aula (E2), segmentada em seis momentos alocadas em quatro encontros: encontro inicial, identificação de ideias prévias (M1); segundo encontro, aula instrucional sobre proporção química (M2) e aplicação do RHA (M3); terceiro encontro, aula instrucional sobre reagente limitante e em excesso (M4) e reaplicação do RHA (M5); quarto e último encontro, entrevista semiestruturada com os pesquisados (M6). A proposta foi aplicada para estudantes do 2º ano do ensino médio do Instituto de Educação do Ceará, na cidade de Fortaleza-CE. Os resultados preliminares se referem a E1 e estão relacionados aos testes feitos com o RHA, são eles: necessidade de seguir as informações da folha de dados do sensor, diminuição do tempo de reação devido ao aumento da superfície de contato, variação instável da concentração de gás detectada no RHA, e possibilidade de troca de massa externa ao sistema.

Interna - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Interno - 3007778 - ANDERSON DIAS VIANA