PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Teléfono/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de DEFESA: HUDSON DA SILVA

DISCENTE : HUDSON DA SILVA
DATA : 21/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/drz-espo-riy

PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Sequência Didática, Elementos Químicos. Tabela Periódica, Jogo Didático.

A ocorrência de dificuldades no aprendizado das Ciências Naturais por parte de muitos estudantes é fato comum e até justificável, tendo em vista as diversas teorias, conceitos e nomenclaturas abordados no estudo de muitas das áreas destas ciências, que não fazem parte de suas vivências diárias. No campo da química, por exemplo, é necessário que se busque recursos didáticos que contribuam para dinamizar o ensino, possibilitando uma melhor aprendizagem dos assuntos abordados. Neste contexto é que este trabalho foi realizado, tendo como objetivo elaborar e avaliar a aplicação de uma sequência didática orientada à abordagem de conteúdos sobre elementos e propriedades químicas relacionados à tabela periódica. As estratégias didáticas da sequência consistiram de atividades diversificadas, planejadas para explorar aspectos teóricos e práticos dos conteúdos apontados. O trabalho foi desenvolvido com 35 alunos da 1ª série “A” do ensino médio, turno matutino, da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, Caicó-RN. A aplicação da sequência didática foi organizada em seis blocos com duas aulas conjugadas, constituindo um total de doze aulas. Cada bloco foi dividido em três partes, proporcionando aos alunos atividades variadas, articuladas a aulas expositivas convencionais. Para a coletas de dados sobre a experiência utilizamos um questionário inicial com perguntas abertas, além dos registros produzidos pelos estudantes ao longo de todas as etapas da sequência didática, que incluiu o uso de um vídeo da plataforma “Youtube”, um jogo de perguntas e resposta em um aplicativo para celular e as cartas do jogo “Periodic Cards”. O tratamento dessas informações foi conduzido pela busca de indícios de contribuições da proposta em favorecer curiosidade e engajamento dos estudantes na aprendizagem de conteúdos abordados na sequência didática. Ao final do processo, os alunos responderam outro questionário para avaliar as etapas e manifestarem suas percepções sobre o desenvolvimento metodológico aplicado. Os resultados sugerem um potencial pedagógico das atividades para a mobilizar variados conhecimentos dos alunos ao longo do processo, especialmente aquelas que utilizaram vídeos e jogos didáticos, apontadas pelos estudantes como as que mais atraíram a atenção e contribuíram para a compreensão dos conteúdos.

Interna - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS OLIVEIRA SANTOS - UFCG
Interno - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
Presidente - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA