PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Teléfono/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de DEFESA: WAGNER DE OLIVEIRA FEITOSA

DISCENTE : WAGNER DE OLIVEIRA FEITOSA
DATA : 26/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/pje-yrdq-cbp

INTEGRANDO SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS NO CONTEXTO ALIMENTAR: UMA OFICINA DIDÁTICA ABORDANDO CONTEÚDOS DE ÁCIDOS E BASES NO ENSINO MÉDIO

Atividades experimentais; abordagem contextualizada; ácidos e bases; alimentação

A abordagem contextualizada de conteúdos químicos e as atividades experimentais com resolução de problemas tem sido apontada há muitos anos pelas investigações didáticas como um potencial recurso para o desenvolvimento de diferentes conhecimentos e habilidades pelos estudantes. Este trabalho propõe uma sequência de atividades, no formato de uma oficina didática, para trabalhar com o conteúdo de ácidos e bases associado ao contexto da alimentação, privilegiando tarefas discursivas, articuladas a experimentos e situações-problema. A pesquisa adotou elementos da abordagem qualitativa e foi desenvolvida com os alunos da 3ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em cozinha da Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filho, localizada no município de João Pessoa, Paraíba. A coleta de dados foi feita através de um questionário de sondagem inicial, das respostas elaboradas pelos alunos nas atividades das práticas experimentais e com registros de imagens durante as demais atividades da sequência. Os resultados sugerem uma heterogeneidade de ideias manifestadas pelos estudantes, constituídas por aspectos teórico-conceituais da disciplina de química e por critérios sensoriais priorizados na abordagem de procedimentos rotineiros do curso técnico em que estavam inseridos. A experiência didática forneceu alguns indícios de contribuições das atividades para a ressignificação de aspectos conceituais da química no contexto estudado, além do estímulo ao interesse e participação ativa dos estudantes nas tarefas propostas na oficina. O produto educacional resultante da investigação didática apresenta um conjunto de orientações sobre as atividades vivenciadas durante a pesquisa e pode ser útil como sugestão e contribuição para uma abordagem contextualizada e problematizadora do tema ácidos e bases no ensino de química.

Externa à Instituição - SUENY KELIA BARBOSA FREITAS - UFRPE
Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Presidente - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
Notícia cadastrada em: 29/10/2020 16:07