PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Teléfono/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINA AMANDA FRANÇA ALMEIDA

DISCENTE : REGINA AMANDA FRANÇA ALMEIDA
DATA : 25/01/2019
LOCAL: Sala do Química I/UFRN

A UTILIZAÇÃO DE MAPA CONCEITUAL PARA AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM RELACIONADO AO ASSUNTO SOLUÇÕES

Ensino de Química; Ensino de Soluções; Aprendizagem Significativa; Mapas conceituais.

Visando a aprendizagem eficaz dos alunos com relação ao tema Soluções, esta pesquisa pretende desenvolver um produto educacional contendo uma sequência didática que utilizará como estratégia pedagógica mapas conceituais. A fim de tornar possível a aplicação destes mapas, este trabalho possui como base teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Também, tomaremos como referências, trabalhos de Joseph Novak, o qual contempla a aprendizagem significativa para o desenvolvimento de mapas conceituais. Para a análise dos mapas conceituais, utilizaremos pressupostos de um trabalho desenvolvido por Trindade. Para que possa existir uma aprendizagem de conceitos, o professor deve identificar, segundo a Teoria de Ausubel, o conhecimento prévio dos discentes, os conceitos subsunçores, e, posteriormente, agregar conhecimentos novos que possam ser relacionados a estes pré-existentes. Além da identificação de conhecimentos prévios, para que a aprendizagem seja significativa, Joseph Novak cita que o aluno pode construir mapas conceituais com a finalidade de organizar os conceitos de um determinado assunto. Na construção do Mapa Conceitual, o estudante deve ter clara sua ideia central, organizar os conceitos de forma hierárquica e relacioná-los corretamente, através de palavras de ligação, de acordo com o que foi aprendido. O percurso metodológico foi aplicado em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, pertencente à uma Escola Pública Estadual do Ceará. O processo de aprendizagem contou com três encontros, sendo que cada um possuiu 3 aulas. As aulas para o desenvolvimento da sequência didática tiveram momentos de forma expositiva e outros que aconteceram de forma prática. Como finalização, foi aplicado um vídeo explicativo sobre a importância e construção dos mapas conceituais, de maneira a fazer com que os alunos compreendam como construir seu próprio mapa. Além do vídeo, também foi demonstrado, de forma expositiva, exemplos de mapas conceituais. Após esta explanação, os alunos receberam duas folhas de ofício para construírem seus mapas conceituais. Em seguida, foram feitas considerações sobre os mapas construídos e, posteriormente, foi pedido que reelaborassem seus mapas. Este trabalho está em fase de análise de dados, as quais estão ocorrendo a partir das categorias citadas por Trindade.

Presidente - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Externo ao Programa - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR