EVENTO VIRTUAL: ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS PANDEMIA

A recente pandemia causada pelo novo coronavírus propôs um grande desafio social para a universidade pública em geral e para a UFRN em particular, ao qual os professores do grupo de Departamento de História da UFRN decidiram tentar responder. A iniciativa nasceu como proposta dentro do Grupo de Pesquisa “Espaços, Poder e Práticas Sociais” e foi transformada em ação do  corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, parte da Rede Nacional do PROFHISTÓRIA. Este pessoal organizou um conjunto de palestras-live que relacionam o Ensino de e o papel do professor de história no cenário da pandemia, visando criar possibilidades de atuação social do professor historiador, bem como propor formas de enfretamento do que será o legado da experiência social compartilhada que estamos vivendo. As lives são voltadas aos alunos do PROFHISTÓRIA da UFRN e demais interessados com propostas sistematizados ao redor dos seguintes eixos: 1) usos do passado no presente; 2) diversidade cultural e ensino de história e a experiência da pandemia; 3) a construção narrativa dos acontecimentos contemporâneos em cenário de pandemia.

Ao todo serão sete palestras a serem transmitidas em formato hangout, com inscrições a serem realizadas via sigaa.

Info: ufrnprofhistoria@gmail.com

Local: hangouts google

Carga Horária: 15h/a.

Inscrições: sigaa (https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao)

Prazo das inscrições: encerram às 12h30 do dia 22 de abril. o prazo de inscrições poderá ser reaberto eventualmente, contudo, depois da hora acima (12h30), não se assegura aos récem-inscritos, a possibilidade de participar da atividade do dia 22 de abril.

Importante: VAGAS LIMITADAS.

Seguem as falas que serão apresentadas (OBS: sujeitas a eventuais alterações que serão previamente comunicadas):

• 22/04: TICs e o ensino à distância no cenário da pandemia, com a professora Dra. Vanessa Spinosa.
  • 24/04: A guerra das imagens, a pandemia e o ensino de história, com o prof. Dr. Francisco das C. F. Santiago Júnior.
  • 28/04: Desigualdade e exclusão na perspectiva de gênero e/ou raça, com a professora Dra. Juliana Teixeira Souza.
  • 30/04: Rom@rias in lives: ciberdevoções e santuários virtuais em tempo de pandemia, com o professor Dr. Magno Francisco dos Santos.
  • 05/05: Professores de história como testemunhas da História: algumas ideias nesse momento de pandemia, com a professora Dra. Margarida Dias de Oliveira.
  • 07/05: Usos do passado: a história recente diante dos revisionismo e negacionismos, com o professor Dr. Haroldo Loguércio.
  • 12/05: Cultura material, arqueologia e ensino da História em meio à cultura do entretenimento, com o professor Dr. Roberto Airon Silva.

Contamos com a participação de todos.

Notícia cadastrada em: 16/04/2020 11:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao