Banca de DEFESA: ICARO AMORIM MARTINS

DISCENTE : ICARO AMORIM MARTINS
DATA : 27/09/2019
LOCAL: Setor de Aulas II

O ENSINO DE HISTÓRIA E A MULTIETNICIDADE BRASILEIRA NA ESCOLA:

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ENTRE “GENTES” DE TODAS AS CORES

Ensino de História. Identidades Negras. Consciência Histórica.

Este trabalho se insere na temática das relações étnico-raciais na escola amparada nas orientações da lei 10.639/03, que trata da História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Nesse sentido, essa é uma pesquisa sobre as possibilidades pedagógicas de fortalecimento de identidades no Ensino Médio, assim como sobre as narrativas historiográficas que têm perpetuado sentidos de rejeição dessas identidades por parte deles.  Partimos do problema da aversão à categoria preto/preta como classificação de cor manifestada por estudantes para investigar sobre as práticas de discriminação racial que ainda persistem no ambiente escolar, notadamente sobre o uso de estereótipos negativos atribuídos a estudantes negros. Para combater esse problema, consideramos a multietnicidade brasileira, como uma característica positiva de nossa sociedade, defendendo um ensino de História que contemple as demandas da diversidade discente, ou seja, que contemple as “gentes” de todas as cores. Propomos uma pesquisa cujos resultados tenham impacto direto em sala de aula com a produção, inclusive, de um vídeo de curta duração que sirva para as aulas sobre História do Brasil, mais especificamente sobre a história das populações negras brasileiras, de modo que problemáticas do tempo presente que se referem diretamente a essas populações sejam compreendidas como saber histórico advindo de formas de laboração de consciência histórica.

Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Presidente - 1788270 - JULIANA TEIXEIRA SOUZA
Interno - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA TELVIRA DA CONCEIÇÃO - URCA