Banca de QUALIFICAÇÃO: ADLAREG AUREA DA COSTA DUTRA

DISCENTE : ADLAREG AUREA DA COSTA DUTRA
DATA : 28/04/2021
LOCAL: Sítio eletrónico < meet.google.com/toy-edpa-nzs >

AUDITORIA DE INTELIGÊNCIA: APLICAÇÃO NAS UNIDADES DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DO BRASIL

Gestão da Informação. Auditoria Interna Governamental. Recomendação de Auditoria. Auditoria de Informação. Auditoria de Inteligência.

A gestão da informação tem sido cada vez mais utilizada no âmbito organizacional, especialmente diante das mudanças impostas pela atual era da informação. Na esfera pública isso também é percebido em virtude do aumento das necessidades informacionais da sociedade. Atualmente, não basta saber onde está o valor pago em impostos, é necessário também demonstrar a adequada e eficiente prestação do serviço público. Nesse ambiente de aferição encontram-se as Unidades de Auditoria Interna Governamental (UAIG), que atuam como unidades produtoras de informação, uma vez que por meio de seus relatórios e recomendações, fornecem às unidades auditadas análises que visam agregar valor à organização. Essas organizações, por sua vez, atuam como receptoras ou usuárias da informação, e são responsáveis pela implementação das recomendações de auditoria. Apesar do potencial de agregação de valor das recomendações, estudos demonstram que, no âmbito de universidades públicas federais do Brasil, elas não estão sendo devidamente observadas. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é auditar as UAIG integrantes de universidades públicas federais do Brasil visando ampliar o atendimento das recomendações emitidas. Este objetivo geral será atingido com o alcance dos seguintes objetivos específicos: 1) analisar a literatura existente sobre auditoria de ativos de informação; 2) caracterizar as unidades de auditoria interna integrantes de universidades públicas federais do Brasil; 3) analisar a percepção dos auditores em relação ao não atendimento das recomendações das UAIG; 4) analisar a percepção dos auditados em relação ao não atendimento das recomendações das UAIG; 5) identificar as variáveis significativas que impactam no não atendimento das recomendações; e 6) propor recomendações de melhoria para as UAIG. Para alcançá-los será aplicado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010). A presente pesquisa possui natureza mista contemplando abordagens quantitativas e qualitativas e com base nos objetivos específicos, ela caracteriza-se como descritiva e exploratória. Para coleta dos dados será utilizada a pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e entrevista. Para análise dos dados será utilizado, além da estatística descritiva, a análise de conteúdo e a regressão linear múltipla. Com base nessas análises, será utilizada a triangulação metodológica na proposição de recomendações com vistas a ampliar o atendimento das recomendações de auditoria dessas UAIG.

Externo à Instituição - RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUZA - UnB
Externo ao Programa - 1149391 - ANAILSON MARCIO GOMES
Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Externo à Instituição - ANTONIO DE SOUZA SILVA JÚNIOR