Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO DO NASCIMENTO DE SOUZA

DISCENTE : LEANDRO DO NASCIMENTO DE SOUZA
DATA : 29/01/2021
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/usv-fvwh-mod >

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIBLIOTECONOMIA: UM MODELO PARA
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E GESTÃO DO CONHECIMENTO

Estágio supervisionado. Aprendizagem baseada em projetos. Metodologias ativas. Bibliotecário. Gestão do conhecimento

Na sociedade contemporânea o conhecimento construído por indivíduos e organizações é tido como um componente essencial no processo de desenvolvimento social, e a aprendizagem, uma via para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico dos cidadãos. Neste contexto o bibliotecário, profissional da informação, tem papel determinante nas organizações e equipamentos culturais, atuando como mediador de um acervo informacional e o usuário. Este profissional também pode eventualmente atuar, como educador, no papel de supervisor de estágio, especificamente, estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia. Na visão de inovação educacional para formação profissional pode-se apontar as metodologias ativas de aprendizagem como possíveis alternativas para o alcance dos objetivos do estágio supervisionado. Assim, esta pesquisa objetiva a proposição de um modelo para condução das atividades desempenhadas em estágios supervisionados em Biblioteconomia, que viabilize a gestão do conhecimento do processo, alinhado ao monitoramento da aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais no desempenho de atividades do estágio, fundamentado na metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. Quanto a metodologia essa pesquisa, caracteriza-se quanto à natureza como aplicada, qualitativa e de acordo com os objetivos como exploratória. Como técnica de coleta de dados utilizará a revisão sistemática da literatura, pesquisa bibliográfica, documental e entrevista a serem aplicados aos estudantes de Biblioteconomia que estagiaram na biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região, na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte, cujo conteúdo será interpretado com base na técnica de análise de conteúdo.

Externa à Instituição - MARIA GIOVANNA GUEDES FARIAS - UFC
Presidente - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS