Banca de DEFESA: EUGENIO PACELLI FERREIRA DA COSTA

DISCENTE : EUGENIO PACELLI FERREIRA DA COSTA
DATA : 27/11/2020
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/irq-vvxr-fgm >

REPOSITÓRIO DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA): UMA PROPOSTA DE POVOAMENTO SEMIAUTOMÁTICO E COLETA AUTOMÁTICA

Repositório institucional. Formas de povoamento. Povoamento semiautomático. Coleta automática. Reuso de metadados.

Na perspectiva de promover um melhor gerenciamento e dar maior visibilidade à produção técnico-científica de seus membros, a UFERSA implantou em 2019 o seu repositório digital. É sabido que o povoamento deste ambiente informacional se dá com a possibilidade do autoarquivamento, em que o próprio autor deposita a sua produção, ou por meio do depósito mediado, estratégia utilizada em razão da insuficiência da modalidade autodepósito. Todavia, em razão de alguns empecilhos, tais como, a morosidade no depósito mediado e na baixa contribuição dos autores/pesquisadores no processo de autoarquivamento, conforme cita a literatura, a pesquisa teve como objetivo geral propor uma nova forma de povoamento semiautomático da produção técnico-científica no repositório digital da UFERSA, considerando especialmente a proposta de coleta automática de registros bibliográficos em fontes externas, por meio da importação e, consequentemente, do reuso de metadados. Trata-se de uma pesquisa social aplicada, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Devido ao seu caráter diagnóstico, a pesquisa-ação foi escolhida para atuar na busca de soluções aos problemas identificados, utilizando para a coleta de dados entrevistas individualizadas e grupo focal. A análise do dados, por sua vez, foi realizada a partir da análise de conteúdo para tratar os resultados e gerar inferências. Quanto aos resultados foi possível identificar fatores que, atualmente, influenciam negativamente o depósito no referido repositório com destaque para a morosidade na aprovação de sua política de informação o que acarreta nos demais problemas identificados. Desse modo, foi sugerido um modelo com etapas do processo de coleta e importação de registros no RI, como proposta de intervenção, adotando uma estratégia que traga maior celeridade e menor esforço humano em razão das modalidades já existentes. Espera-se que diante das potencialidades apresentadas pela coleta automática de artigos científicos, a partir do reuso de metadados em fontes externas, a instituição inclua essa modalidade em sua política de informação dando prioridade a sua aplicação.

Presidente - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Interna - 3061498 - NANCY SANCHEZ TARRAGO
Externo à Instituição - SILVANA APARECIDA BORSETTI GREGORIO VIDOTTI - UNESP
Notícia cadastrada em: 13/11/2020 11:39