Banca de DEFESA: RUTH MAYARA GUEDES DE ANDRADE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUTH MAYARA GUEDES DE ANDRADE ALBUQUERQUE
DATA : 26/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sítio eletrónico < meet.google.com/qmk-xggg-dnu >
TÍTULO:

GESTÃO DA INFORMAÇÃO PESSOAL REALIZADA EM UNIVERSIDADE FEDERAL: RESULTADO DE AUDITORIA BASEADA EM RISCOS


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão da Informação Pessoal. Informação Pessoal. Auditoria de Informação. Auditoria baseada em Riscos. Auditoria de Inteligência.


PÁGINAS: 183
RESUMO:

A gestão da informação nas organizações públicas deve ser direcionada ao alcance dos objetivos organizacionais, ao atendimento do interesse da sociedade e ao cumprimento das determinações legais. Nesse sentido, para a realização do gerenciamento das informações pessoais dos servidores públicos, praticado primordialmente no âmbito da gestão de pessoas da organização, deverão ser assegurados os direitos de acesso à informação e à inviolabilidade da intimidade, observando suas características gerais enquanto informação pública e suas restrições. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é auditar com base nos riscos a gestão das informações pessoais realizada na Diretoria de Administração de Pessoal (DAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este objetivo é operacionalizado mediante os seguintes objetivos específicos: a) analisar a legislação e os normativos legais da UFRN pertinentes à gestão da informação pessoal; b) identificar os riscos associados à gestão das informações pessoais dos processos administrativos eletrônicos de aposentadoria e pensão por morte; e c) propor recomendações que contribuam para o aperfeiçoamento da gestão das informações pessoais na DAP/UFRN com base nos riscos. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma associação entre o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010) e a auditoria interna governamental baseada nos riscos. Assim, o estudo proposto foi desenvolvido como uma pesquisa de natureza aplicada, com finalidade descritiva e abordagem qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa, a pesquisa-ação, a qual proporciona ações conjuntas entre pesquisador e participantes, com base na coleta de dados mediante pesquisa documental, observação participante, entrevista e grupo focal. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo. O percurso metodológico adotado possibilitou o alcance do objetivo da pesquisa. O exame sistemático do gerenciamento das informações pessoais dos servidores e pensionistas, com direcionamento para avaliação das diversas legislações, do ambiente organizacional, além da verificação das boas práticas adotadas e da identificação de constatações e dos riscos associados aos processos, subsidiaram a elaboração das recomendações que poderão contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das informações pessoais na DAP/UFRN. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Externo à Instituição - ROGERIO HEERIQUE DE ARAÚJO JUNIOR
Interno - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Notícia cadastrada em: 09/10/2020 11:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao