Banca de QUALIFICAÇÃO: ARISCLENIA KELLY NAZARENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARISCLENIA KELLY NAZARENO
DATA : 14/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet < https://meet.google.com/pej-drmg-nnj >
TÍTULO:

AUDITORIA DE ATIVOS INFORMACIONAIS: EM FOCO AS PRESTAÇÕES DE CONTAS NA UFERSA


PALAVRAS-CHAVES:

Auditoria de Ativos Informacionais; Auditoria de Inteligência; Convênios; Prestação de contas; Transparência; Accountability.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

As ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das universidades são desenvolvidas com base no planejamento estratégico e, adicionalmente, em projetos acadêmicos financiados e de caráter transitório. No entanto, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) não possuem estrutura adequada capaz de atender as demandas desses projetos em virtude de sua rígida legislação e restrições financeiras, visto que o orçamento público fixado para as IFES não abrange essas ações. Tal situação, as levam a formar parcerias com as fundações de apoio que funcionam como instrumentos de flexibilização e desburocratização, uma vez que não estão sujeitas a mesma legislação aplicada às IFES. Essa parceria está regulamentada pela Lei n° 8.958/94, que em seu Art. 1° estabelece que poderão ser celebrados convênios e contratos com fundações para apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão. E no Art. 3°-A, prever o dever das fundações de apoio de prestar contas dos recursos aplicados pelos entes financiadores. Desse modo, esse estudo intenciona responder, através de auditoria de ativos informacionais, como a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) analisa as prestações de contas finais dos convênios celebrados com a Fundação Guimarães Duque (FGD). Para isso, objetiva-se auditar os procedimentos, produtos informacionais e seu uso na análise das prestações de contas finais dos convênios celebrados entre a UFERSA e a FGD. Como objetivos específicos têm-se: a) identificar se os procedimentos e produtos informacionais utilizados pela UFERSA comtemplam as exigências estabelecidas na legislação; b) avaliar a percepção dos profissionais que realizam a prestação de contas sobre a facilidade e/ou dificuldade na aplicação das normas e realização dos procedimentos realizados pela UFERSA; c) propor diretrizes para a construção e/ou alteração de procedimentos e produtos informacionais para auxiliar na análise das prestações de contas. A metodologia utilizada para realização dessa pesquisa segue as etapas do método de Auditoria de Inteligência de Carvalho, A. (2010). Trata-se de uma pesquisa aplicada e de campo, um estudo de natureza descritiva com uma abordagem qualitativa. O campo de estudo será a Divisão de Convênios e Termos de Cooperação, unidade ligada à Pró-reitoria de Planejamento da UFERSA. As técnicas empregadas para a coleta de dados incluem pesquisa bibliográfica, benchmarking, pesquisa documental, questionário, observação participante e grupo focal. Na análise dos dados serão empregadas as técnicas de análise de conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MIGUEL ANGEL ESTEBAN NAVARRO
Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interno - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Notícia cadastrada em: 01/07/2020 13:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao