Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTH MAYARA GUEDES DE ANDRADE ALBUQUERQUE

DISCENTE : RUTH MAYARA GUEDES DE ANDRADE ALBUQUERQUE
DATA : 23/06/2020
LOCAL: Sítio eletrónico < meet.google.com/gpw-kzaq-srq >

GESTÃO DA INFORMAÇÃO PESSOAL BASEADA EM RISCOS: RESULTADO DE AUDITORIA REALIZADA EM UNIVERSIDADE FEDERAL

Gestão da Informação Pessoal. Informação Pessoal. Auditoria de Informação. Auditoria baseada em Riscos. Auditoria de Inteligência.

A gestão da informação nas organizações públicas deve ser direcionada ao atendimento do interesse coletivo da sociedade, com o objetivo de cumprir as atribuições legais. Nesse sentido, para a realização do gerenciamento das informações pessoais dos servidores públicos, praticado primordialmente pela gestão de pessoas, deverão ser assegurados os direitos de acesso à informação e a inviolabilidade a intimidade, observando suas características gerais enquanto informação pública e suas restrições. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é auditar com base nos riscos a gestão das informações pessoais realizada na Diretoria de Administração de Pessoal (DAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este objetivo é operacionalizado mediante os seguintes objetivos específicos: a) analisar a legislação e os normativos legais da UFRN pertinente à gestão da informação pessoal; b) identificar os riscos associados à gestão das informações pessoais da DAP/UFRN; e c) propor recomendações que contribuam para o aperfeiçoamento da gestão das informações pessoais na DAP/UFRN com base nos riscos. Para tanto, será utilizado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010), com abordagem correlacionada com a auditoria interna governamental baseada nos riscos, como proposta de auditoria do gerenciamento das informações pessoais dos servidores e pensionistas, sob a guarda da DAP, por meio da identificação dos riscos associados aos processos administrativos de aposentadoria e pensão por morte, possibilitando focar em atividades auditáveis mais significativas. Assim, o estudo proposto será desenvolvido como uma pesquisa de natureza aplicada, com finalidade descritiva e abordagem qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa, a pesquisa-ação, a qual proporciona ações conjuntas entre pesquisador e participantes, com base na coleta de dados mediante pesquisa documental, observação participante, entrevista e grupo focal, e a análise de dados por estatística descritiva básica e análise de conteúdo. Os resultados esperados são de avaliação da conformidade e dos riscos associados, com proposta de recomendações necessárias para aperfeiçoar a gestão, mediante o estabelecimento de diretrizes como forma de cumprimento da lei, minimizar as ameaças e facilitar as tomadas de decisões dos agentes públicos, contribuindo para o aumento da eficácia e eficiência.

Externo à Instituição - ROGERIO HENRIQUE DE ARAÚJO JUNIOR - UnB
Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interno - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES

Notícia cadastrada em: 16/06/2020 09:20