Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX JOSE VELASCO NUNES

DISCENTE : ALEX JOSE VELASCO NUNES
DATA : 27/05/2019
LOCAL: NEPSA II

GOVERNANÇA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

Tecnologia da Informação. Governança de TI. COBIT. Alinhamento Estratégico.

Nos dias atuais a Tecnologia da Informação é tida como ferramenta estratégica e de geração de valor nas organizações. Além disso, a Tecnologia da Informação busca a competitividade entre as organizações sejam elas públicas ou privadas. Sabendo disso, as organizações necessitam compreender o planejamento e gerenciar a Tecnologia da Informação de forma eficiente, visando agregar e medir valor relacionado ao negócio considerando o processo de tomada de decisão relacionado a TI. Para isso deve ser utilizado como ferramenta de gerenciamento a Governança da Tecnologia da Informação que irá direcionar a Tecnologia da Informação para dar todo o suporte para que se alcance os objetivos estratégicos nas organizações. Para dar o apoio necessário, para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido no que se refere a Governança de Tecnologia da Informação, e ter o foco voltado para os objetivos estratégicos do negócio a pesquisa tem a finalidade de analisar o grau de maturidade de Governança de Tecnologia da Informação utilizando o framework COBIT. Este framework nos dará suporte para adequação no que se refere a princípios, habilitadores e processos de governança relacionando-as a Governança de Tecnologia da Informação. Como premissa inicial, a pesquisa irá ser formatada com a técnica de coleta de dados com a utilização de questionário e utilização de survey de caráter quantitativo que irá viabilizar a interpretação e a comparação destes dados. Será utilizado a estatística descritiva como ferramenta para análise dos dados obtidos na investigação. Desta forma, espera-se diagnosticar e identificar pontos fracos e a partir disso poderá ser criado um plano de ação para o fortalecimento dos mecanismos de Governança de Tecnologia da Informação e com isso garantir o alinhamento estratégico e a entrega de valor com o uso da Tecnologia da Informação.

Interna - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Presidente - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS