Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANY RIBEIRO DE OLIVEIRA

DISCENTE : DAYANY RIBEIRO DE OLIVEIRA
DATA : 08/03/2019
LOCAL: NEPSA II

PROCESSO DE ACOMPANHAMENRO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: um estudo de caso sob a ótica da gestão da informação

Estágio Supervisionado. Sistemas de Informação Gerencial. Comportamento Informacional. Gestão da Informação. Gestão de Processos

A informação é um elemento presente em quase tudo relacionado à organização. Gerenciar a informação é indispensável para a sobrevivência de toda e qualquer organização, seja ela no âmbito público ou privado. Nesse cenário está a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que adota métricas para a organização de seus processos, bem como para alcance de bons resultados. Além de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, a UFRN também desenvolve sistemas de informações informatizados para auxiliar a gestão de ativos informacionais e a Central de Estágio é um exemplo desses sistemas. A Central de Estágio foi criada no intuito de contribuir com o acompanhamento de estágio, contudo provocou mudanças e dissonâncias puderam ser percebidas entre o sistema criado e os seus usuários. A Coordenação de Graduação em Engenharia de Produção (CGEP) destaca-se nesse acompanhamento de estágios, pois a partir de 2012 desenvolveu uma sistemática para um melhor controle e acompanhamento. Assim, essa pesquisa tem com objetivo geral propor melhorias no processo de acompanhamento de estágio na CGEP e no módulo (Central de Estágio) do SIGAA e para isso pretende-se,enquanto objetivos específicos: conhecer o fluxo informacional do processo de estágio na CGEP; descrever o nível de maturidade da gestão de processo de estágio na CGEP; identificar as oportunidades de melhorias considerando o contexto, os documentos e os usuários. As justificativas acadêmicas e científicas incidem na ampliação dos conteúdos propostos, possibilitando diálogos entre eles. A pesquisa será de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa no que se refere ao problema de pesquisa, e a estratégia investigativa será estudo de caso.  A unidade de análise será o processo de acompanhamento de estágio na UFRN e a amostra, que será do tipo intencional, será o processo de acompanhamento de estágios na CGEP. Os instrumentos utilizados serão a pesquisa documental, questionários online para discentes e entrevistas semi-estruturadas para os docentes. Posteriormente, todos os dados coletados serão avaliados e interpretados utilizando a análise de conteúdo para que possam ser feitos encaminhamentos e contribuições para o acompanhamento de estágio na Universidade.

Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externo à Instituição - WAGNER JUNQUEIRA - UFPB
Presidente - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Notícia cadastrada em: 26/02/2019 10:51