Banca de QUALIFICAÇÃO: SHIRLEY DE CARVALHO GUEDES

DISCENTE : SHIRLEY DE CARVALHO GUEDES
DATA : 27/04/2018
LOCAL: NEPSA II - Auditório 04

Avaliação da etapa de solicitação de material informacional no processo de compras do SIPAC: um estudo de usabilidade na perspectiva dos docentes do CCSA/UFRN

Gestão de coleções. Compra de material informacional. Usabilidade. Comportamento informacional. Biblioteca universitária.

A gestão de coleções em bibliotecas é uma atividade de planejamento onde, o reconhecimento das características e necessidades de informação da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos) norteará o desenvolvimento do acervo bibliográfico, por meio de suas modalidades de aquisição: compra, doação ou permuta. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o processo de aquisição de material informacional por compras do Sistema de Bibliotecas (SISBI) é operacionalizado através do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), no qual toda a comunidade acadêmica pode participar sugerindo títulos. No entanto, para que esta participação se efetive, é necessário compreender quais as dificuldades que os docentes encontram na realização do cadastro de solicitação de compras de materiais informacionais para as bibliotecas da UFRN via SIPAC e tentar minimizá-las. Assim, pretende-se avaliar a usabilidade do módulo Compra de Material Informacional do SIPAC, com ênfase no cadastro de solicitação de compras de material informacional, na perspectiva dos docentes. Para realizar esta avaliação, foram propostos os seguintes objetivos específicos: compreender o comportamento informacional dos docentes que utilizam o sistema; identificar as possíveis barreiras de usabilidade durante a etapa de cadastro de solicitação de compras de material informacional do SIPAC/UFRN; e, por fim, avaliar a satisfação deste usuário em relação à interface e interação com o sistema. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com foco qualitativo e quantitativo. Os instrumentos escolhidos para serem aplicados à amostra selecionada - os docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) - foram um questionário, um teste de usabilidade associado à técnica do protocolo verbal e uma entrevista. As variáveis do estudo englobam os princípios de usabilidade propostos pela literatura e da abordagem construtivista de Carol Kuhlthau. Na etapa de análise dos dados, adotar-se-á a triangulação metodológica cujo objetivo é fazer uso de três instrumentos para verificar determinado evento que está sendo relatado em um estudo. Pretende-se, com a obtenção dos resultados, melhorar a interface do cadastro de solicitação de compras de material informacional do SIPAC, otimizando o fluxo do processo.

Interno - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Externo à Instituição - JONATHAS LUIZ CARVALHO SILVA - UFCA