Banca de DEFESA: PAULO YVENS FARIAS ROLIM

DISCENTE : PAULO YVENS FARIAS ROLIM
DATA : 01/12/2018
LOCAL: NEPSA II / Auditório 01

Análise da Gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no Resultado da Avaliação CAPES por meio da Matriz Importância-Desempenho

Avaliação CAPES. Gestão do Desempenho. Análise Importância-Desempenho. Avaliação da pós-graduação.

Com a mudança de um modelo econômico industrial para uma economia da informação e do conhecimento, a força de trabalho passou a estar ocupada com atividades intensivas de conhecimento. Neste cenário, os programas de pós-graduação stricto sensu se transformaram em fator estratégico para o desenvolvimento da sociedade brasileira, tendo em vista que contribuem para a produção e a disseminação do conhecimento. A avaliação, controle e gestão da pós-graduação no Brasil é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os programas que não possuem um plano estratégico formal desenvolvem suas ações baseadas no objetivo de cumprir com os requisitos do sistema de avaliação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho de 40 dos programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da utilização da Análise Importância-Desempenho (AID), que é uma ferramenta aplicada para examinar e sugerir estratégias de gestão, conforme proposta por Martilla e James (1977) e Sever (2014), e foi escolhida para este trabalho devido à sua simplicidade e facilidade em projetar resultados e apontar ações estratégias para melhoria da competitividade. O estudo tem caráter descritivo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisados um total de 1.124 itens das avaliações trienais 2010 e 2013 da CAPES, coletados de 80 fichas de avaliações de programas de pós-graduação, dos quais foram levantados o peso (importância) e a avaliação (desempenho) atribuída aos mesmos. O resultado da pesquisa é o diagnóstico geral da performance dos programas, identificando os itens cruciais relacionados com as forças e oportunidades de melhoria observados no resultado da avaliação dos programas de pós-graduação da UFRN.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO