Banca de QUALIFICAÇÃO: GEANNE ESTEVAM SILVANO

DISCENTE : GEANNE ESTEVAM SILVANO
DATA : 28/04/2021

A Paisagem de Ilha de Santana e o Ensino de Geografia: uma proposta didática seguindo Trilhas Pedagógicas

Ensino de Geografia. Geografia escolar. Metodologia de ensino. Trilhas pedagógicas. Sequências Didáticas.

O ensino de Geografia tem vivenciado grandes transformações que repercutiram na atuação docente e no processo de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, surgiu a necessidade de se desenvolver procedimentos metodológicos voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental. No âmbito desses procedimentos metodológicos, a perspectiva da abordagem da educação geográfica, que leva em conta o espaço de vivências do aluno, desponta como  uma proposição que tem contribuído para que a Geografia escolar se apresente como uma disciplina interessante e construtiva. A pesquisa que se encontra em andamento objetiva a produzir um material didático-pedagógico para professores do Ensino Fundamenta - Anos Iniciais, no formato de ebook, que se configura trilhas pedagógicas, delineadas a partir de sequências didáticas para o ensino de Geografia, tendo o  Complexo Turístico Ilha de Santana como espaço de referência. Os procedimentos metodológicos foram pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Nesse percurso, os resultados parcialmente sistematizados, evidenciam aspectos marcantes na trajetória do da Geografia, desde os antecedentes até o seu reconhecimento como ciência, bem como sua inserção como disciplina escolar; o reconhecimento dos principais elementos que revelam a inserção da área de Geografia nos documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 93.94/96, Base Nacional Comum (2017) e o Documento Curricular do Rio Grande – Ensino Fundamental (2018) e a proposição das trilhas pedagógicas, com base em duas sequências didáticas.

Presidente - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interna - 042.855.476-86 - JEANE MEDEIROS SILVA - UFU