Banca de DEFESA: HILTON FERNANDES DA CUNHA NETO

DATA : 27/08/2021
LOCAL: Sala de videoconferência do Google: meet.google.com/ccp-btnp-kjb

PROSPECT: ESTIMULANDO CONEXÕES ENTRE ESTUDANTES, UNIVERSIDADES E EMPRESAS

inovação acadêmica; design de negócios, metodologia inovadora; tríplice hélice

As universidades brasileiras, possuem como propósito, além do ensino, gerar conhecimento e difundir saberes. As universidades públicas são as responsáveis por realizar pesquisa, disseminar conhecimento, como também, por meio de ações de extensão, atuarem além das fronteiras físicas. A Tríplice Hélice, propõe o funcionamento harmônico para facilitar o fluxo de recursos econômicos e financeiros contribuindo para uma estrutura favorável à interação produtiva entre universidades, governo e empresas. Apesar disso, são raros os ambientes organizacionais internamente preparados ou que estimulem a interação entre o ecossistema acadêmico e as empresas. Como resultado disso, tem-se baixos índices de inovação e experiências dos estudantes em atividades nas empresas, custo elevado para produção e desenvolvimento de produtos e serviços.  A Prospect é uma metodologia de 10 passos que propõe estruturar a comunicação de universidades e empresas por meio de um framework que utiliza de forma sistemática desafios para desenvolver o potencial criativo de estudantes, gerando maiores oportunidades de aplicações de mercado e soluções para negócios de forma prática, por meio de uma plataforma digital e física. Como consequência, o estudante e a empresa podem ter um produto funcional e inovador que solucione um problema real, seja ele de produto ou serviço.

Presidente - 1282620 - HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
Interno - 140.133.498-92 - CRISTIANO ALVES DA SILVA - UFSC