Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO MARIANO DE OLIVEIRA NETO

LOCAL: Videoconferência - Google Meet: meet.google.com/hhc-xrmb-jjg

DESENVOLVIMENTO DE SPRINT PARA CRIAÇÃO DE NOVOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Design Participativo, Design Thinking, Codesign, Kit de ferramentas, Educação

A educação vive um momento de desafio e reconfiguração e é necessário atualizar o modelo corrente para que ele possa oferecer uma educação de qualidade e equitativa. Oferecer ferramentas que auxiliem o professor a adequar as metodologias de ensino com as práticas sociais dos alunos parece ser a chave para suprir a necessidade de diversificação das formas de ensino. O emprego do Design como forma sistemática de desenvolvimento de soluções para problemas ligados a serviços educacionais  pode ser uma ferramenta importante nos processos criativos de metodologias de ensino. O objetivo da presente pesquisa é a aplicação de Design com tradição participativa na educação. A tradição participativa consiste em desenvolver as soluções de maneira colaborativa em oficinas usualmente realizadas por times interdisciplinares. Para tanto será desenvolvido um kit de ferramentas com baseado em dinâmicas adotadas em processos de Design Participativo, Codesign, Design Thinking, Design Sprint e/ou Understanding by Design. O kit será validado a partir de um caso, tendo sido escolhida uma escola de idiomas que oferece cursos livres. O processo de validação é composto de 3 etapas. Inicialmente será realizada a primeira uma sessão de entrevista e, com base nela, a adaptação do kit será feita. Em seguida, serão organizadas as oficinas de cocriação para teste das dinâmicas para geração de serviços educacionais. Após, serão feitas entrevistas com os participantes. Para ser bem sucedida as atividades devem ser úteis para geração de ideias; os participantes devem conseguir participar das dinâmicas de maneira natural, refletir e decidir quais são as melhores soluções; e a solução final deve ser viável para a escola implementar. Como modelagem de negócio será construído um Canvas e definido. Proposta de Valor, Segmentação, fontes de receita e estruturação de custos. Tanto a definição da proposta de valor como a segmentação do cliente dependerá do resultado das oficinas e observação do pesquisador. Espera-se ser capaz de oferecer as oficinas como serviço para escolas de cursos livres de idiomas. A estrutura de custos será mantida ao mínimo necessário para permitir uma estratégia de crescimento de bootstrapping. Para o modelo de negócio ser considerado bem sucedido as oficinas deverão ter potencial de gerar demanda e ser fonte de renda para empresa.

Presidente - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Interna - 3242299 - HERCULANA TORRES DOS SANTOS