Banca de DEFESA: MARCOS AURELIO SALES FILHO

DISCENTE : MARCOS AURELIO SALES FILHO
DATA : 14/06/2022
LOCAL: Google meet

EFEITOS DA CAPACIDADE GERENCIAL DOS GESTORES NA CONDIÇÃO FINANCEIRA DOS GRANDES MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Capacidade Gerencial, Gestor Público, Condição Financeira.

Embora existam argumentos teóricos sobre os benefícios dos fatores organizacionais na condição financeira, há poucos estudos sobre como esses fatores afetam as finanças dos governos municipais e estaduais no Brasil. Este estudo teve como objetivo verificar a influência da capacidade gerencial dos gestores na condição financeira dos grandes municípios brasileiros. A fundamentação teórica está pautada na teoria do capital humano e na teoria da condição financeira, além do suporte de estudos empíricos. Baseado no corpo teórico, foram elaboradas hipóteses de que a escolaridade e a experiência dos prefeitos, a escolaridade dos diretores de administração e finanças, e dos servidores públicos podem influenciar positivamente a condição financeira dos governos locais. Para mensurar a condição financeira foram escolhidos indicadores propostos pelo estudo de Vieira (2019). A partir desses indicadores utilizou-se análise fatorial por componentes principais com base nos estudos de Rusca et al., (2015) e Bunce e Goldberg (1979). Para medir a capacidade gerencial dos gestores foram utilizadas como proxies a escolaridade e experiência. O estudo abrangeu os 100 maiores municípios brasileiros em termos de PIB, no período de 2009 a 2019. Para testar as hipóteses propostas utilizou-se a técnica de regressão por mínimos quadrados generalizados (GLS). Os resultados revelaram que a escolaridade e a experiência do prefeito relacionada à gestão pública contribui para a melhoria da condição financeira. Com relação a escolaridade dos diretores de administração e finanças, constatou-se que a qualificação profissional exerce influência positiva na condição financeira. Por fim, a respeito da escolaridade dos servidores públicos, apurou-se efeito positivo na condição financeira, revelando a importância do nível educacional de toda administração pública na gestão financeira governamental. Os resultados da pesquisa corroboram com a literatura do capital humano relacionada à condição financeira dos governos, servindo como instrumento de apoio à gestão das finanças públicas.

Presidente - 1149555 - SEVERINO CESARIO DE LIMA
Interno - 3220688 - ALEXANDRO BARBOSA