Banca de DEFESA: MARIA DE FÁTIMA FERREIRA SIMPLÍCIO

DISCENTE : MARIA DE FÁTIMA FERREIRA SIMPLÍCIO
DATA : 11/03/2022

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MAPA CONCEITUAL NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

MAPA CONCEITUAL. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. EDUCAÇÃO CONTÁBIL.

O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção docente sobre a utilização do mapa conceitual no processo de aprendizagem nos cursos de ciências contábeis do Estado do Rio Grande do Norte. Para atingi-lo, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, com uma amostra composta por 51 docentes. Os dados analisados foram obtidos através de um questionário enviado por e-mail. Em relação à estrutura do questionário, abordou-se aspectos do perfil sociodemográfico dos participantes, qualificação docente e perguntas sobre o conhecimento e aplicação do mapa conceitual. Para verificar a clareza e precisão do instrumento de coleta de dados, foi realizado um pré-teste. Além disso, com o intuito de verificar a confiabilidade do questionário, o mesmo foi submetido ao teste Alfa de Cronbach. Quanto à análise dos dados, as respostas fechadas foram tabuladas e passaram por análise descritiva, enquanto que as respostas abertas passaram por análise de conteúdo. Os achados apontam que o conteúdo abordado nas disciplinas do curso de ciências contábeis é favorável à adoção do mapa conceitual, assim como o uso da técnica propicia o relacionamento entre teoria e prática contábil. Quando aplicado no início da disciplina, é capaz de ativar o conhecimento prévio discente e facilita a aprendizagem. Quando adotado durante ou ao final da disciplina, representa uma sintetização e exposição do conhecimento adquirido pelo aluno. A metodologia usada em aulas expositivas pode ajudar na compreensão e assimilação das informações expostas nos slides e, quando são utilizados análises e debates, o aprendizado acontece em conjunto e os envolvidos adquirem maior intimidade com a técnica. Os docentes relataram que foram motivados a utilizar o mapa conceitual devido seu poder de assimilação, absorção, construção de conceitos e proposições, síntese e fixação do conteúdo. No entanto, encontrou-se algumas limitações na aplicação, como inexperiência dos alunos. Outros apresentaram resistência, descompromisso e ineficiência em elaborar a atividade. Os resultados mostram a necessidade de incentivos à adoção, como a inclusão da técnica no PPC das IES e a capacitação docente. Como sugestão para futuros estudos, recomenda-se a replicação da pesquisa nacionalmente ou por regiões, para que seja possível estudar uma amostra maior e verificar se há convergência ou divergência destes resultados. Também se recomenda a aplicação da técnica em qualquer disciplina do curso, buscando a percepção de docentes e discentes ou identificar a ocorrência de aprendizagem significativa por meio da adoção do mapa conceitual.

Externo à Instituição - ANDERSON ROBERTO PIRES E SILVA - UFPA
Interna - 102.086.235-15 - ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO - UFRN