Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCYKLEBER MEIRELES DE SOUZA

DISCENTE : JOCYKLEBER MEIRELES DE SOUZA
DATA : 14/09/2018
LOCAL: Auditório 01 do NEPSA II do CCSA/UFRN

FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ÁREA DE CONHECIMENTO NA AVERSÃO À PERDA

Finanças Comportamentais; Aversão a Perda; Área de Conhecimento.

A aversão a perda refere-se à tendência de os indivíduos preferirem não arriscar em relação ganhos, optando por um ganho menor, mas certo, ao invés de um ganho maior, mas incerto. Por outro lado, em relação a perdas, as pessoas tendem a escolher opções que oferecem uma perda maior, mas incerta, ao invés de uma perda menor, porém certa, afim de evitar a dor da perda (KAHNEMAN; TVERSKY, 1979). Entretanto, pesquisas como as de Marinho (2011); Andrade (2012); Dias, Alberton e Porto (2013); e Melo (2014) tem demonstrando que a aversão a perda pode ser influenciada pela área de formação do indivíduo. Diante disso, esta pesquisa terá como objetivo investigar se o comportamento da aversão à perda é influenciado pela área de conhecimento dos indivíduos. Para isso, selecionou-se uma amostra não probabilística, formada por estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) das nove grandes áreas de conhecimento divididas pelo CNPq (2018), que são: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológica; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar. Em que, a coleta dos dados ocorrerá por meio de questionário, enviado para os alunos por intermédio da pró-reitoria de graduação da UFRN. Assim, com base nos dados a serem coletados, pretende-se elaborar uma regressão Logit, como forma de responder o objetivo proposto.

Interno - 3220688 - ALEXANDRO BARBOSA
Presidente - 1673813 - CLAYTON LEVY LIMA DE MELO