Banca de DEFESA: CLARA MONISE SILVA

DISCENTE : CLARA MONISE SILVA
DATA : 18/05/2018
LOCAL: SALA A1 - SETOR V/UFRN

ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS,  HABILIDADES E ATITUDES NO ENSINO SUPERIOR DE CONTABILIDADE

Aprendizagem Baseada em Projetos. Aprendizagem Ativa.  Contabilidade. Competências.

O exercício da profissão contábil tem desafiado seus praticantes a orientar e a tomar decisões em contexto de variáveis complexas e ambiente dinâmico. Para melhorar cabe um preambulo sobre novos paradigmas de aprendizagem e metodologias ativas. A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma estratégia de ensino ativa que possibilita o aluno desenvolver competências e habilidades na resolução de problemas do ambiente empresarial através da consecução de um projeto. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a efetividade da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP  no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes na disciplina Controladoria Empresarial. Para alcançar o objetivo deste estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem do problema de forma quanti-qualitativa. A coleta de dados foi feita através da observação participante, da aplicação de questionários com os discentes e análise documental. A análise dos questionários foi feita por meio de planilhas eletrônicas, pelo teste t-student e em seguida foi feita uma análise do conteúdo dos relatórios entregues ao final da aplicação do método. Os resultados evidenciaram que os alunos concordam que o ABP permitiu o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes para o exercício da profissão contábil. Os alunos ainda afirmaram aprender mais com os métodos tradicionais de ensino, porém consideram o ABP também uma boa metodologia de ensino e traz boas contribuições ao ensino de Contabilidade. E por fim, conclui-se que a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos, mostrou ser efetiva no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes no ensino de Contabilidade, especificamente na disicplina de Controladoria Empresarial.

Externo à Instituição - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO - UFPB
Presidente - 1149563 - ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO