Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA CÂMARA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA CÂMARA DE MEDEIROS
DATA : 22/09/2017
HORA: 16:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

O QUE AFETA A REMUNERAÇÃO DE EXECUTIVOS NO BRASIL? UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DA FIRMA, DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DA DIRETORIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Remuneração de executivos. Determinantes. Firma. Conselho de administração. Diretoria.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

A remuneração de executivos vem se constituindo objeto de interesse de atores como academia, governo, investidores e mídia. Na literatura, a remuneração é apreendida como um mecanismo capaz de alinhar os interesses entre o principal e o agente, além de atuar como uma estrutura de governança corporativa voltada para combater os custos de transação. Não obstante, a remuneração também pode ser utilizada como instrumento de ações discricionárias. No contexto deste debate, o presente estudo defende a importância de se estudar os diversos aspectos que influenciam os diferentes tipos de remuneração de executivos. Nesse sentido, contribui-se com a literatura ao envolver, na análise, um amplo número de variáveis, relacionadas a firma, conselho de administração e diretoria, capazes de afetar as compensações. Colabora, ainda, ao trazer referenciais pouco utilizados na contabilidade, como a teoria dos contratos e o poder gerencial. Por fim, coopera com diversas instituições e atores para uma melhor compreensão e avaliação da temática abordada. Em suma, pretende-se investigar os elementos, associados às características da firma, do conselho de administração e da diretoria, que explicam as remunerações recebidas pelos executivos das companhias listadas na BM&FBOVESPA no período 2010-2016. Os dados serão coletados nos formulários de referência, nos estatutos sociais das companhias - ambos disponíveis no sítio eletrônico da CVM - e na base de dados Bloomberg®. O universo da pesquisa será composto por todas as companhias de capital aberto listadas na BM&FBOVESPA, totalizando 400 empresas. Para atingir o objetivo da pesquisa, será estimada uma regressão com dados dispostos em painel, podendo-se utilizar o método de estimadores OLS, caso ocorra exogeneidade, ou o método de variáveis instrumentais e equações simultâneas, na presença de endogeneidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Presidente - 2610882 - DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA
Externo à Instituição - PATRICIA MARIA BORTOLON - UFES
Notícia cadastrada em: 12/09/2017 08:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao