Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO AZEVEDO DO NASCIMENTO

DISCENTE : FRANCISCO AZEVEDO DO NASCIMENTO
DATA : 18/12/2020
LOCAL: sala virtual

ARTE E MOVIMENTO: A viabilidade de um projeto permanente de ensino na Educação Básica em uma escola pública de Goianinha/RN

Projeto permanente, Pintura, Desenho, Artes Visuais.

Trata-se de um trabalho cujo objetivo principal é mostrar a viabilidade e como se desenvolveu um projeto permamnente em Arte com desenho e pintura na Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN, denominado Arte e Movimento, o que possibilitou o contato direto do aluno com a arte produzida no espaço escolar através da apropriação de técnicas e de um conhecimento téorico sobre o assunto dentro das Artes Visuais. O nosso objeto de estudo é o processo de movimento que ocorre pelo aluno ao se propor participar de um projeto em Arte . Esse trabalho está embasado nas competências e habilidades citadas pelos Parametros Curriculares Nacionais (PCN, 1997), que possibilita aos alunos a aquisição de novos saberes como conhecimento sobre os artistas e os movimentos em cada passagem do tempo, assim como os novos estilos e artistas surgidos, ao longo da História da Arte, o que deve nortear a realização de produções artísticas, individuais e coletivas propostas pelo professor e o próprio grupo de estudantes dessa escola campo de pesquisa. Justifica-se pela junção de multiplos fatores, primeiramente, para a nossa realização pessoal enquanto professor, pela observação de que haviam alunos, em sala de aula, que demonstravam interesse e necessidade de estarem envolvidos em algo que ajudasse a significar ou ressignificar suas vidas. Daí a proposta de contribuir para dar forma e cor à vida daqueles que estavam se colocando a participar de um projeto que antes não havia na escola. Temos como lócus da pesquisa a Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN, tendo como referência Larrosa, (2001). Barbosa (2003), Ostrower (2014), Pareyson (2001), ferraz e fusari (2002) dentre outros. A questão de pesquisa diz respeito a: Quais as possibilidades de movimentos podem ser desenvolvidos em face do projeto em Arte realizados pelo aluno no contexto escolar? Haveria a possibilidade de um experimento de aprendizagem e criatividade através do desenho e pintura na escola? É possível empreender através do desenho e ter uma vida melhor?  Consideramos, pois, a relevância do nosso estudo, uma vez que, como metodologia qualitativa e descritiva, poderá contribuir para percepção das perspectivas e pontos de vista dos participantes através da arte da pintura e do desenho na escola.

Externo à Instituição - DIEGO SOUZA DE PAIVA
Presidente - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK