Banca de DEFESA: JOSÉ JERÔNIMO VIEIRA JÚNIOR

DISCENTE : JOSÉ JERÔNIMO VIEIRA JÚNIOR
DATA : 31/08/2020
LOCAL: sala virtual

QUADRINIZANDO NAS AULAS DE ARTE: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Histórias em Quadrinhos, Proposta Didática, Ensino de Artes, Linguagem Visual, Ensino Fundamental.

Na linha de pesquisa da abordagem teórico-metodológicas das práticas docentes, apresenta-se esta proposta que se intitula como “Quadrinizando no ensino de Arte: Uma proposta didática do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental” através de uma pesquisa e análise sobre HQs durante as aulas de Arte, da Escola Estadual Santa Terezinha, localizada na cidade de São João do Sabugi (RN), com base na observação das práxis aplicada com os alunos do 9º ano, que estão passando por uma transição educacional para o ciclo do Ensino Médio, e que sentimos a necessidade de avaliar os seus conhecimentos que possuíram durante este ciclo de aprendizagem sobre a arte sequencial. Há mais de um século os quadrinhos tem sido uma mídia que está presente em todo o mundo, em que na área da educação a sua linguagem e códigos vêm sendo utilizados como um auxílio para os educadores fomentarem as suas aulas, com estudos não tão presentes ainda nos livros didáticos da disciplina em foco. O problema surgiu da necessidade de investigar as dificuldades onde os alunos de uma escola pública se deparam na leitura desta arte, em que elaboramos estratégias para os discentes conhecessem os saberes nas formas de expressão em artes visuais e suas técnicas e processo de criação que foram divididos entre estudos de requadros, balões, onomatopeias, formação de personagens, cenários, roteiros, até chegar à montagem de uma publicação final, que resultou em um produto didático com relatos dessas experiências para auxiliar os profissionais da educação em seus planejamentos pedagógicos. Analisar algumas obras de categoria internacional e nacional e reconhecer a influência de distintos estilos visuais nos trabalhos de diferentes artistas é um dos desafios para um educador apresentar aos seus alunos. Para conseguirmos fundamentar os desafios encontrados neste processo, analisamos os pensamentos de autores como Bibe-Luyten (1987), Barbosa (1987), Eisner (1999), Ramos (2018), McCloud (2005), Vergueiro (2010) e outros pesquisadores que contribuíram para o estudo da arte. Espera-se que o resultado deste trabalho venha a contribuir na importância de usar as HQs na sala de aula, como um eixo temático que possa ter uma função de análise crítica do aluno e do professor, onde buscamos referências nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para melhor disseminar essa linguagem, através das suas representações e obras.

Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Externo à Instituição - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO - UFPB
Presidente - 3060797 - RODRIGO MONTANDON BORN
Notícia cadastrada em: 20/08/2020 18:18