Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ ANTONIO DIAS BORGES

DATA : 02/12/2019
LOCAL: Sala 38-D, DEART

DESENHO ANIMADO: UMA INTRODUÇÃO À ARTE E A TECNOLOGIA NA ESCOLA

Mestrado Profissional. Tecnologia em sala de aula. Animação 2D digital. Arte-educação.

A presente dissertação analisa o uso da tecnologia e da arte dentro da sala de aula através do desenho animado, desenvolvido a partir de técnicas atreladas aos dispositivos que os alunos utilizam em seu dia a dia. O uso dos dispositivos tecnológicos em si muitas vezes é visto de forma negativa, dependendo de um encaminhamento, pode ajudar na descoberta de novos conhecimentos com conexões imediatas com a comunidade escolar e até fora dela. Serão analisadas também as dificuldades que existem quanto as novas tecnologias ligadas aos alunos e professores, os softwares possíveis para se fazer arte, no nosso caso animação e sua usabilidade na disciplina Arte. O trabalho será desenvolvido a partir de experiência no laboratório de informática da Escola Estadual Ana Júlia de Carvalho Mousinho que será nossa principal fonte de pesquisa. O objetivo é analisar a produção de desenhos animados criados por uma turma de 30 alunos das 1ªs séries do Ensino Médio, em uma oficina de animação cuja criação dos alunos será desenvolvida por celulares ou tablets, evidenciando maneiras de estender o aproveitamento dessas ferramentas para aulas de artes. Para o conjunto de teóricos utilizados na pesquisa, destaque para Paulo Freire (2002) e Edgard Morin (2005) pela busca da autonomia dos nossos alunos nesse mundo complexo que nos rodeia, em termos educacionais; assim como Ana Mae Barbosa (2010) pelo teor artístico na educação; José Moran (2000) no uso das tecnologias em sala de aula; Jorge Bondia (2002) e Fernanda Aiub (2017) nas busca da experiência em aulas de animação; entre outros autores que, de alguma forma, elucidam o ensino das artes e da tecnologia.

Interna - 2145914 - LAIS GUARALDO
Externo ao Programa - 2178719 - MARCELO BOLSHAW GOMES