Banca de DEFESA: DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA MARANHÃO

DISCENTE : DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA MARANHÃO
DATA : 26/12/2016
LOCAL: Sala 38-D, DEART

O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE OS SABERES DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE NATAL/RN

Artes visuais, Educação infantil, Saberes

A presente dissertação refere-se à pesquisa de mestrado profissional em Artes Visuais/UFRN, tratando dos saberes dos professores no ensino de Artes Visuais na educação Infantil numa instituição pública do município de Natal. Assim sendo, definimos como objetivo dessa pesquisa analisar como ocorre o ensino de Artes Visuais numa instituição pública de educação infantil pela narrativa de uma professora, bem como refletir a partir da observação da sala de aula docente como tal ensino é agenciado. Desse objetivo geral, definimos os seguintes objetivos específicos: Investigar qual a concepção de Artes Visuais da professora em questão; investigar quais os saberes da formação da professora ela salienta para justificar a prática do ensino com Artes Visuais na educação infantil; destacar as concepções que a professora possui sobre o ensino de Artes Visuais na educação infantil; analisar os saberes que a professora tem pela sua formação que justificam sua prática. Nosso trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional, a metodologia aplicada é um estudo de caso e tem como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e a observação participativa. Nosso campo empírico foi constituído numa escola da região metropolitana de Natal/RN, que oferece educação infantil. O sujeito da pesquisa é uma professora que atua como titular na turma do nível 2, crianças entre 3 a 4 anos de idade e possui 8 anos de prática docente. Da análise dos dados, fundamentada pela metodologia estudo de caso, emergiram três temas: educação infantil, Artes Visuais e saberes na Educação Infantil. Buscamos caracterizar o ensino da Artes Visuais na educação infantil tendo com fundamento as concepções explicitadas na narrativa e na prática da professora investigada; identificar as concepções sobre Artes Visuais na educação infantil da professora; e analisar os saberes da professora acerca do ensino das artes visuais. A carência dos saberes dos professores da educação infantil da instituição da rede pública do município de Natal acerca da linguagem das Artes Visuais demonstra que é importante o acesso, o estudo, a pesquisa, a formação em Arte para que tenham conhecimento da relevância dela como área de conhecimento. A necessidade de formação continuada e profissional dos professores, apropriada para as Artes Visuais, como cursos de pós-graduação e extensão, com enfoque na docência em Artes, é um grande estímulo e avanço para os professores e para a melhoria das aulas de Arte, a formação cultural, sendo assim o professor pode ter a teoria, o conhecimento e adequar a sua prática pedagógica. É preciso ter um olhar atento para esse trabalho com Artes Visuais na educação infantil nas escolas, repensar a importância dessa linguagem, a formação do professor, uma prática significativa, valorizando a criatividade, o desenvolvimento infantil, o potencial das crianças. A pesquisa realizada, junto aos autores e a professora, ratifica a nossa compreensão de que a necessidade de formação dos professores pedagogos pode estar relacionada a lacunas da formação inicial e continuada.

Externo à Instituição - ANDREA JANE DA SILVA - UERN
Externo ao Programa - 1161816 - GILVANIA MAURICIO DIAS DE PONTES
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Presidente - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK