Banca de QUALIFICAÇÃO: DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA MARANHÃO

DISCENTE : DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA MARANHÃO
DATA : 16/09/2016
LOCAL: Sala 38-D, DEART

ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Artes visuais, Educação infantil, Saberes.

Essa pesquisa trata dos saberes dos professores no ensino de Artes Visuais na educação Infantil numa instituição pública do município de Natal, considerando o estudo pautado na Abordagem qualitativa e a metodologia aplicada, um estudo de caso com princípios da pesquisa ação. O objetivo da pesquisa é compreender como, e se ocorre o ensino de Artes Visuais numa instituição pública de educação infantil a partir da análise da prática/narrativa de uma professora. Nesses últimos anos, trabalhando na educação infantil, vivenciando, observando, participando de curso de formação e de grupo de pesquisa, pudemos refletir mais sobre o ensino de Artes Visuais na educação infantil, a importância dessa linguagem e sua prática docente. A carência dos saberes dos professores da educação infantil da instituição da rede pública do município de Natal acerca da linguagem das Artes Visuais demonstra que é importante o acesso, estudo, pesquisa à formação em Arte para que tenham conhecimento da relevância dela como área de conhecimento. É importante salientar que essa pesquisa pode oferecer contribuições aos docentes e pesquisadores da Infância, que se interessem pelo ensino de Artes Visuais, na medida em que se investiga a prática de uma professora de educação infantil. Nesse sentido, destacam-se as concepções que a professora possui sobre esta linguagem, bem como, analisa os saberes de sua formação que justificam sua prática. A necessidade de formação continuada e profissional dos professores, apropriada para as Artes Visuais, como cursos de pós-graduação e extensão, com enfoque na docência em Artes, é um grande estímulo e avanço para os professores e para a melhoria das aulas de Arte, a formação cultural, sendo assim o professor pode ter a teoria, o conhecimento e adequar a sua prática pedagógica. É preciso ter um olhar atento para esse trabalho com Artes Visuais na educação infantil nas escolas, repensar a importância dessa linguagem, a formação do professor, uma prática significativa, valorizando a criatividade, o desenvolvimento infantil, o potencial das crianças.  Necessita - se que a prática educativa seja ressignificada e os educadores mais capacitados para que haja situações de aprendizagem significativas.

Presidente - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA