O teatro como manifestação artística da cultura popular do bairro de Felipe Camarão:uma experiÊncia com uma turma de correção de fluxo relacionando jogos teatrais e teatro de mamulengos.
Ensino-Aprendizagem, Teatro, Escola, Chico Daniel, Mamulengo.
Esta pesquisa apresenta a relação entre jogos teatrais e o teatro de bonecos presente em uma prática pedagógica realizada, no ano de 2013, com uma turma de correção de fluxo escolar nas aulas do componente curricular Arte – Ensino de Teatro. Como inspiração para a execução deste projeto foi fundamental o estudo da vida e da obra do Mestre Chico Daniel e o seu Teatro João Redondo. Este trabalho pretende descrever e analisar um processo de ensino-aprendizagem por meio do Teatro, tendo como campo de pesquisa a Escola Municipal Djalma Maranhão. A Pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa social escolhida para guiar esta análise, pois aquela tem como foco a resolução de problemas. Durante todo o processo foram observados a evolução de problemas que afligiam os alunos, tais como agressões físicas e por palavras, desconcentração e dificuldade de aprendizagem. Esta evolução foi garantida por meio de diferentes ações, entre elas uma intervenção artística através do Teatro.