Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSE KALINE PEREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSE KALINE PEREIRA DA COSTA
DATA: 07/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Sala L
TÍTULO:

O teatro como manifestação artística da cultura popular do bairro de Felipe Camarão:uma experiÊncia com uma turma de correção de fluxo relacionando jogos teatrais e teatro de mamulengos.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino-Aprendizagem, Teatro, Escola, Chico Daniel, Mamulengo.


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

Esta pesquisa apresenta a relação entre jogos teatrais e o teatro de bonecos presente em uma prática pedagógica realizada, no ano de 2013, com uma turma de correção de fluxo escolar nas aulas do componente curricular Arte – Ensino de Teatro. Como inspiração para a execução deste projeto foi fundamental o estudo da vida e da obra do Mestre Chico Daniel e o seu Teatro João Redondo. Este trabalho pretende descrever e analisar um processo de ensino-aprendizagem por meio do Teatro, tendo como campo de pesquisa a Escola Municipal Djalma Maranhão. A Pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa social escolhida para guiar esta análise, pois aquela tem como foco a resolução de problemas. Durante todo o processo foram observados a evolução de problemas que afligiam os alunos, tais como agressões físicas e por palavras, desconcentração e dificuldade de aprendizagem. Esta evolução foi garantida por meio de diferentes ações, entre elas uma intervenção artística através do Teatro.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Presidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Externo à Instituição - TÁCITO FREIRE BORRALHO - UFMA
Notícia cadastrada em: 25/11/2015 09:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao