Banca de DEFESA: ALINE DE SOUSA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE DE SOUSA MARQUES
DATA: 31/07/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula 3H6
TÍTULO:

Uso da Espectroscopia do Infravermelho Próximo e técnicas multivariadas para diferenciar Escherichia coli e Salmonella Enteritidis inoculadas em polpa de fruta (abacaxi).


PALAVRAS-CHAVES:

NIRS; Bactérias; PCA; SIMCA; PLS-DA;


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Métodos Óticos de Análise
RESUMO:

Visando a segurança do consumidor, é de extrema importância identificar a presença de contaminantes patogênicos nos alimentos, pois os mesmos são responsáveis por surtos alimentares que dependendo do nível de contaminação pode chegar a causar a morte de quem os consome.  Este estudo mostra a aplicação e utilidade de medidas espectrais de transflectância no infravermelho próximo (NIR) como um método alternativo para a identificação e classificação de Escherichia coli e Salmonella Enteritidis em polpa de fruta comercial (abacaxi). Análise de Componentes Principais (PCA), Modelagem Independente por Analogia Classe (SIMCA) e Análise Discriminante por Mínimos Quadrados Parciais (PLS-DA) foram utilizados na análise. Não foi possível obter uma separação total entre as amostras usando PCA e SIMCA. O PLS-DA apresentou bom desempenho na capacidade de predição alcançando 87,5% para E. coli e 88,3% para S. Enteritides, respectivamente. Os melhores modelos obtidos para o PLS-DA com os espectros tratados com segunda derivada apresentaram sensibilidade e especificidade de 0,87 e 0,83, repectivamente. Estes resultados sugerem que a espectroscopia NIR e PLS-DA podem ser usados para discriminar e detectar bactérias na polpa da fruta.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714946 - KASSIO MICHELL GOMES DE LIMA
Interno - 1913849 - EDGAR PERIN MORAES
Externo ao Programa - 1452833 - MARIA CELESTE NUNES DE MELO
Externo à Instituição - EDVAN CIRINO DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 31/07/2013 09:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao