Banca de DEFESA: LEOMIR AIRES SILVA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEOMIR AIRES SILVA DE LIMA
DATA: 16/07/2013
HORA: 15:00
LOCAL: videoteca 2-BCZM
TÍTULO:

ESTUDO DA POTENCIALIDADE DA ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO PRÓXIMO NA ANÁLISE DE CABELO UTILIZANDO FERRAMENTAS QUIMIOMÉTRICAS PARA DIFERENCIAR FUMANTES DE NÃO FUMANTES.


PALAVRAS-CHAVES:

Espectroscopia NIR, Cabelo, Análise Forense, PCA, Nicotina.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Métodos Óticos de Análise
RESUMO:

Estudos recentes têm demonstrado que o consumo de tabaco pode influenciar de forma significativa na composição química do cabelo de seus usuários, onde a presença de substâncias contidas na fumaça do cigarro, e principalmente a nicotina, podem ser identificadas. Visualmente é impossível diferenciar o cabelo de um fumante quando comparado ao de um não fumante, pois a morfologia da fibra capilar não sofre alterações. Para contornar esse problema tem sido utilizando métodos cromatográficos de análise, mas estes são caros, lentos e destrutivos. A fim de superar esses problemas, nesse trabalho investiga-se a potencialidade da espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) para análise forense de cabelo humano, a fim de diferenciar amostras fumantes de não fumantes, utilizando-se a modelagem quimiométrica como ferramenta analítica. Foram obtidos um total de 19 amostras de cabelo, sendo 9 de indivíduos fumantes e 10 de não fumantes variando sexo, cor do cabelo, idade e tempo de consumo de tabaco, todos coletados diretamente da cabeça dos mesmos na grande Natal-RN. A partir dos espectros NIR, obtidos sem nenhum tratamento prévio das amostras, foi realizado um estudo exploratório dos dados químicos multivariados aplicando-se pré-tratamentos espectrais seguido da análise dos componentes principais (PCA).

Após modelagem quimiométrica dos dados, conseguiu-se, sem qualquer outro dado experimental além dos espectros NIR, diferenciarem indivíduos fumantes de não fumantes, demonstrando-se a influência significativa do tabaco na composição química do cabelo, bem como a potencialidade da metodologia na identificação forense.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALICE APARECIDA DA MATTA CHASIN - FOC
Externo à Instituição - DEYSE DE SOUZA DANTAS - F.M.Nassau
Interno - 1714946 - KASSIO MICHELL GOMES DE LIMA
Presidente - 1108747 - ROBSON FERNANDES DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 05/07/2013 09:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao