Banca de DEFESA: ANA CAROLINA DE OLIVEIRA NEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA DE OLIVEIRA NEVES
DATA: 04/02/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Espectroscopia no infravermelho próximo e métodos de calibração multivariada aplicados à determinação simultânea de parâmetros bioquímicos em plasma sanguíneo.


PALAVRAS-CHAVES:

Análises clínicas; métodos enzimáticos colorimétricos; espectroscopia no infravermelho próximo; calibração multivariada; PLS; ANN.



PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Métodos Óticos de Análise
RESUMO:

O controle periódico de diversos componentes do sangue é de alta relevância, em especial, ao que se refere à identificação e tratamento de diversas patologias. Na avaliação dos níveis de um determinado parâmetro biológico, os laboratórios de análises clínicas necessitam de métodos quantitativos de alta exatidão e precisão com relação à ampla faixa de variabilidade necessária. A grande maioria das análises de parâmetros bioquímicos presentes no sangue é realizada através de métodos chamados enzimáticos colorimétricos que, embora ainda sejam considerados como padrão, apresentam algumas dificuldades/desvantagens, tais como: elevados tempos de análise, necessidade de reagentes específicos, controle de temperatura e influência de interferentes químicos. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo a aplicação da espectroscopia no infravermelho próximo, aliada a métodos de calibração multivariada, para quantificação de glicose, triglicérides e colesterol em amostras de natureza biológica (plasma sanguíneo de ratos e humanos), uma vez que tal metodologia viria a minimizar muitas das desvantagens enfrentadas pelas determinações convencionais. Para tanto, foram utilizados diversos algoritmos de pré-tratamentos espectrais, seleção de amostras e variáveis e, ainda, detecção de amostras anômalas. Também, foi explorada a regressão linear, via PLS, e não linear, via redes neurais (ANN). Os resultados alcançados mostraram que foi possível quantificar os três parâmetros citados, através das técnicas propostas, obtendo bons indicadores estatísticos (teste F e teste t).


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2374605 - AURIGENA ANTUNES DE ARAUJO
Interno - 1913849 - EDGAR PERIN MORAES
Externo à Instituição - EDVAN CIRINO DA SILVA - UFPB
Presidente - 1714946 - KASSIO MICHELL GOMES DE LIMA
Notícia cadastrada em: 09/01/2013 09:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao