Banca de DEFESA: CAMILA RENATA MACHADO DE LIMA

DISCENTE: CAMILA RENATA MACHADO DE LIMA
DATA: 25/01/2013
LOCAL: Sala de Aula 3F1

Estudos de adsorção de tetraciclina e cromoglicato em partículas de quitosana.

Quitosana. Cinética de adsorção. Modelo cinético. Isoterma de adsorção. Tetraciclina. Cromoglicato de sódio.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Química de Interfaces

Dentre os polímeros que mais se destacam nas últimas décadas, a quitosana, um biopolímero com propriedades físico-químicas e biológicas promissoras, tem sido alvo de um campo amplo de pesquisa. A quitosana se apresenta como uma ótima escolha no campo de adsorção, devido a suas propriedades adsorventes, baixo custo e abundância. A presença de grupos aminos em sua cadeia governam a maioria das suas propriedades e definem em qual aplicação dada amostra de quitosana poderá ser utilizada, assim torna-se imprescindível a determinação do seu grau de desacetilação médio. Neste trabalho foram desenvolvidos estudos cinéticos e de equilíbrio a fim de monitorar e caracterizar o processo de adsorção de dois fármacos em partículas de quitosana. Modelos cinéticos e de isotermas de adsorção foram aplicados nos dados experimentais. Para ambos os estudos, análises no potencial zeta também foram realizadas. Os fármacos escolhidos para este estudo foram o cloridrato de tetraciclina e o cromoglicato de sódio. A adsorção de cada um apresentou aspectos distintos. Através dos estudos desenvolvidos neste trabalho foi possível descrever um modelo cinético para a adsorção de tetraciclina em partículas de quitosana, demonstrando que o mesmo pode ser descrito por duas cinéticas de adsorção, uma para a tetraciclina protonada e outra para a tetraciclina não protonada. Na adsorção de cromoglicato de sódio em partículas de quitosana, estudos de equilíbrio foram desenvolvidos a diferentes temperaturas, permitindo a determinação de parâmetros termodinâmicos.

Interno - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Externo ao Programa - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR