Banca de QUALIFICAÇÃO: JANDUIR EGITO DA SILVA

DISCENTE: JANDUIR EGITO DA SILVA
DATA: 14/12/2012
LOCAL: Sala de Aula 3F1

Pistas orgânicas: Uma atividade lúdica para o ensino das funções orgânicas

Jogos Educativos. Funções Orgânicas. Ensino de Química.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

Os jogos educativos representam uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem da química, já que os mesmos desempenham um papel muito importante no desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, promovendo a familiarização destes com determinados conteúdos conceituais, além da motivação, interesse e socialização dos discentes. Neste trabalho será proposto um jogo educativo para ser desenvolvido a alunos de ensino médio e graduação em química, o qual é constituído de um tabuleiro e 48 cartas, onde são trabalhados diversos conceitos relacionados às funções orgânicas, tais como: características estruturais, propriedades físicas, químicas e algumas características contextualizadas desses compostos. O jogo foi aplicado em uma turma de licenciatura em química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e em uma turma de ensino médio da Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho no período compreendido entre abril e maio 2012. Durante a aplicação foi possível observar que o jogo se constitui de uma estratégia dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de conceitos da química orgânica, haja vista que os alunos se demonstraram mais motivados na construção dos conceitos durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Isso pôde ser observado através de depoimentos dos mesmos nos finais de cada partida.

Interno - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Externo ao Programa - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR