Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO FERREIRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO FERREIRA NETO
DATA: 06/02/2012
HORA: 10:30
LOCAL: sala de Aula 3F1
TÍTULO:

 DETERMINAÇÃO DO TEOR DE DICLOFENACO SÓDICO EM COMPRIMIDOS POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO-NI  COM CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA – PLS.


PALAVRAS-CHAVES:

Espectroscopia, ultravioleta, infravermelho, NIR, Diclofenaco, Químiometria, calibração multivariada, PLS.


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Eletroanalítica
RESUMO:

Neste trabalho são combinadas as potencialidades da técnica de espectroscopia no infravermelho próximo – NIR e da químiometria visando à determinação do teor de diclofenaco em comprimidos sem destruição da amostra, para o qual utilizou como referência o método de espectroscopia no ultravioleta que é dos métodos oficiais recomendados. Na construção dos modelos de calibração multivariada estudou-se vários tipos de pré-processamento dos dados espectrais NIR. O método de regressão usado na construção dos modelos foi o PLS (mínimos quadrados parciais) utilizando dados espectroscopicos do NIR de  um conjunto de 90 comprimidos divididos em dois conjuntos (calibração e previsão). Na calibração foram usadas 54 amostras e na previsão foram usadas 36, uma vez que o método de calibração utilizada foi o método de validação cruzada (full cross validation) que dispensa a necessidade de um conjunto de validação, por que esse método realiza uma validação interna no próprio conjunto de calibração.  A avaliação dos modelos foi feita observando os valores de coeficiente de correlação R2 e os erros quadrados médios RMSEC (erro de calibração) e RMSEP (erro de previsão). Sendo os valores de previsão estimados para os demais 36 espectros (amostras) não empregados na calibração. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Interno - 1199268 - JAILSON VIEIRA DE MELO
Presidente - 7350310 - MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA
Notícia cadastrada em: 01/02/2012 11:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao